Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Serviços

Estabelecendo ações estratégias para favorecer o desenvolvimento regional
  • Castramóvel - Controle de natalidade de cães e gatos

    A AMEG vem realizando cirurgias de esterilização de cães e gatos em seus municípios desde dezembro de 2019. Apesar da pandemia de COVID-19 o projeto foi mantido e com todos os cuidados e cumprimento de protocolos de segurança sanitária tem levado o benefício à população da região. Já foram realizados atendimentos nos municípios de Passos, Piumhi, Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Cássia, Pratápolis, Capetinga, Carmo do Rio Claro e São José da Barra com recursos da AMEG e dos associados. Além das cirurgias de castração o projeto executado pela AMEG também prevê, paralelamente, a realização de um programa de educação ambiental e guarda responsável. Conforme a coordenação do programa, todos os tutores de animais de companhia que tiverem a intenção de submeter seus pets à esterilização, deverão participar de palestras nos dias de procedimentos, com temas como "O que é Guarda responsável e como exercê-la", "Bem estar animal", "Maus tratos a animais", "Por que castrar seu animal", "Adoção x Compra de Animais" e "Zoonoses e Saúde Pública".

  • Serviço de Inspeção Municipal - SIM

    O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Consorciado da AMEG é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito nos municípios e na Microrregião do Médio Rio Grande.

    São atribuições do Serviço de Inspeção Municipal - SIM:
    - Inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
    - Realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos;
    - Proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais;
    - Notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos;
    - Realizar ações de combate à clandestinidade;
    - Realizar outras atividades relacionadas à inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM.

    São objeto de inspeção e fiscalização do SIM, entre outros:
    - O leite e seus derivados;
    - Os ovos e seus derivados;
    - O mel de abelha, a cera e seus derivados;
    - Os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas;
    - O pescado e seus derivados.


  • Patrulha Motomecanizada

    A Patrulha Motomecanizada da AMEG é um serviço de apoio à melhoria da infraestrutura de estradas e outras áreas públicas municipais. Destaque para os serviços de terraplenagem e manutenção de estradas, terraplenagem para obras públicas municipais, abertura de redes de água e esgoto, extração de cascalho em áreas licenciadas, entre outros.

  • Licitações Conjuntas

    Buscando a redução de despesas e ganhos em escala, o Consórcio AMEG instituiu o seu Departamento de Licitações e vem realizando certames de forma conjunta afim de beneficiar seus municípios associados. As licitações realizadas até o momento já representam uma economia em valores unitários o que permite a melhor aplicação dos recursos públicos municipais. Destaque para os processos para a contração de serviços de caminhões e máquinas pesadas, Manutenção da Iluminação Pública, Substituição de Lâmpadas Comuns por LEDs, entre outros.

  • Topografia

    O Departamento de Engenharia do Consórcio AMEG oferece aos municípios o serviço de topografia para a realização de levantamentos planialtimétricos com a finalidade de regularização de construções já consolidadas e também para novos projetos de interesse local e regional.

  • Departamento de Engenharia

    O Departamento de Engenharia do Consórcio AMEG elabora e disponibiliza aos municípios consorciados projetos de praças, campos de futebol, escolas, creches, hospitais, casas populares, unidades de saúde, urbanização, prevenção e combate a incêndio, entre outros. Também oferece assessoria ambiental, auxílio na elaboração de processos para financiamentos junto aos órgãos públicos, auxílio na regularização de obras populares, aprovação de projetos, planilhas para calçamento, pavimentação asfáltica e projetos hidráulicos/sanitários residenciais. A equipe de profissionais também auxilia na montagem de processos para celebração de convênios, além de acompanhamento técnico de obras e medições.

NOSSA ATUAÇÃO Veja de perto os municípios onde a AMEG atua
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.