Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.
Itaú de Minas, município situado no sudoeste de Minas Gerais, a 360 Km da capital mineira, surgiu com o nome de Córrego do Ferro. Com uma área de 150,90 Km2, tem sua altitude máxima, de 1.095m, na cabeceira do Córrego Tebas e a mínima, de 712 m, na foz do Rio Santana. Segundo o Historiador Antônio Grillo, em meados do século XIX, Joaquim Gomes de Souza Lemos, fazendo o que deve ter sido um dos primeiros levantamentos das divisas do município de Passos, faz referência ao povoado do "Córrego do Ferro". Era o final do ano de 1870. Contudo, inventários anteriores a esta data e catalogados nos arquivos cartoriais passenses dão conta de atividades de mineração de ferro na localidade ao mesmo tempo em que se referem a caminhos que passam pelo Morro do Ferro, pelo Córrego do Ferro, Rio São João, Rio Santana e outros. Tudo tem origem ainda na primeira metade do século XIX, quando se estabilizavam os arraiais dos "Sertões do Jacuí", e se configuravam com nitidez os caminhos que os ligavam. Sua história mais recente funde-se com a história de sua indústria cimenteira. No município, encontra-se uma das maiores fábricas de cimento e cal da América Latina. E, confirmando sua vocação industrial, a região possui uma das mais importantes jazidas de calcário, administrada pelo Grupo Votorantim. O povoado de Itaú formou-se em torno de uma estação de mesmo nome. Em 1943, foi criado o distrito com a denominação de Itaú de Minas, pertencendo ao município de Pratápolis. Foi somente em 1987 que Itaú de Minas ganha sua autonomia político-administrativa.
Prefeitura: Praça Monsenhor Ernesto Cavicchioli, 340. Itaú de Minas - MG - Cep:37975-000.
Telefone: (35) 3536-4145
E-mail: sgabinete@itaudeminas.mg.gov.br; ouvidoria@itaudeminas.mg.gov.br;
Aniversário do Município: 11/09
Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.
Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal,
visando à ampliação da capacidade administrativa,
técnica e financeira dos municÃpios e o crescimento dos
setores sociais, econômicos e de infra-estrutura;
respeitando a autonomia municipal.