Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.
A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) aprovou, nesta quarta-feira (26), durante sua 200? Assembleia Geral Ordinária, uma moção de parabenização em reconhecimento aos trabalhos do prefeito de Piumhi, Dr. Paulo Vaz, para a recuperação da Santa Casa de Misericórdia do seu município.
No dia 17 de novembro, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) reuniu gestores de meio ambiente na sede da associação para o primeiro encontro de 2025, com foco na destinação correta de resíduos sólidos.
O prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), Marcelo Morais, o prefeito de Capitólio e presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO), Cristiano Silva, prefeito de Itamogi, Rogério Antônio Campagnoli da Silva, representando a Associação dos Municípios da Microrregião da Alta Mogiana (AMOG) e o diretor de relações institucionais da Associação Mineiras dos Municípios (AMM), Ibiraty Martins, reuniram-se nesta semana com o secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Aro, para tratar de pautas importantes para a região.
SÃO LOURENÇO - Durante o encontro promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), Marcelo Morais, que também é presidente da Associação Pública dos Municípios Mineiros do Médio Rio Grande (AMEG), apresentou-se como candidato para representar o Sudoeste de Minas no processo eleitoral da entidade. Ele ainda sugeriu a possibilidade de uma composição política para evitar divisões entre os prefeitos na disputa pela presidência da Associação.
Nesta sexta-feira, 10, foi realizada a 37ª Assembleia Extraordinária da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), na sede do consórcio, em Passos/MG.
O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), anunciou, nesta semana, que está articulando a disputa pela presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). O anúncio de Morais ocorreu após a insatisfação de um bloco de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais, que demonstraram que a região tem sido constantemente preterida no cenário estadual nas composições da AMM.
O recém empossado presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), Marcelo Morais, prefeito de São Sebastião do Paraíso, afirmou na última sexta-feira (3/1) logo após sua posse como presidente da associação para o exercício de 2025 que buscará um maior protagonismo da AMEG juntamente com as outras duas associações importantes e estratégicas da região, a AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) e ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), para fortalecimento em conjunto de pautas consideradas estratégicas para todos os municípios.
A AMEG recebeu o registro oficial de uma chapa para concorrer à Diretoria e ao Conselho Fiscal para o exercício de 2025. Encabeçada por Marcelo de Morais, prefeito de São Sebastião do Paraíso, a composição inclui Daniel Ferreira da Silva (São Tomás de Aquino) como 1º vice-presidente, e Márcio Domingues de Andrade (Fortaleza de Minas) como 2º vice-presidente.
A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) comemorou seus 40 anos com a 198ª Assembleia Geral Ordinária e uma cerimônia no Espaço Tropeiro, em Passos, marcadas por homenagens a personalidades e avanços históricos.
Na última terça-feira (12), o auditório da AMEG, em Passos, foi palco de uma oficina técnica promovida por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O evento, parte do Projeto ConSIM3, reuniu cerca de 50 participantes, incluindo equipes dos consórcios AMEG e CICANASTRA, profissionais da EMATER, SENAR/MG, representantes de prefeituras e empresários locais.
A participação feminina nas Câmaras Municipais da região teve um leve crescimento nestas eleições, mas os números mostram que as mulheres continuam sub-representadas em relação ao total de cadeiras disponíveis e ao percentual que representam no eleitorado.
A maior parte dos prefeitos da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) que tentaram a reeleição nas últimas eleições municipais garantiu novo mandato. Entre os destaques, está o prefeito Marcelo Morais, de São Sebastião do Paraíso, que foi o 8º prefeito mais bem votado de Minas Gerais, reeleito com 91,63% dos votos válidos, um percentual expressivo que o coloca entre os prefeitos com maior aprovação no estado.
Nesta sexta-feira (28), ocorreu na Câmara Municipal de Alpinópolis a I Conferência de Manejo Populacional de Cães e Gatos de Alpinópolis e Região.
Piumhi será o palco de dois importantes eventos regionais que prometem movimentar a cidade e valorizar a produção artesanal local: o 1º Concurso Regional de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro e a 20ª edição do Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra. Produtores de doce de leite de 21 municípios da região da AMEG têm até o dia 26 de junho para se inscrever no escritório regional da EMATER de suas cidades.
Na tarde desta terça-feira (18), na cidade de Alpinópolis, o prefeito do município e presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), Rafael Freire, se manifestou em coletiva de imprensa sobre os ataques homofóbicos que sofreu nos últimos dias nas redes sociais.
Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.
Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal,
visando à ampliação da capacidade administrativa,
técnica e financeira dos municÃpios e o crescimento dos
setores sociais, econômicos e de infra-estrutura;
respeitando a autonomia municipal.