Site estimula formalização para ajudar no avanço dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

08/02/2011 - 12:00

Um projeto que incentiva pessoas e empresas a fazerem promessas em prol dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) acaba de ganhar apoio da ONU. Trata-se do MDG Pledges, que nasceu como uma iniciativa de jovens líderes no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e agora ampliou sua abrangência e virou um site em que qualquer um pode firmar seu compromisso para ajudar o mundo a atingir uma série de metas socioeconômicas até 2015.

A nova fase foi anunciada na quarta-feira, primeiro dia da edição de 2011 do fórum global. Na página reformulada na web, o internauta pode, após registrar-se no site, escrever sua promessa, vinculá-la a pelo menos um dos Objetivos do Milênio, estimar quantas pessoas seriam beneficiadas e estabelecer uma data para o cumprimento da meta.

"A promessa é o primeiro passo no desenvolvimento de um plano de ação pessoal para ajudar a atingir os ODM", resume o site em sua apresentação. "Não precisa ser grande e complicada (mas pode ser, também!). Não precisa ser de curto prazo (embora a gente goste de vitórias rápidas). Não precisa envolver dinheiro, pode envolver ações individuais, conscientização ou pedido de apoio a um dos Objetivos”, detalha. A ideia é que cada um faça a sua parte. "Juntos, podemos ser a geração que acabará com a pobreza extrema", diz o site.

Após registradas, as promessas são compartilhadas com outros leitores do site e, se o internauta quiser, também em redes sociais. Entre os compromissos publicados, há desde pessoas e empresas que ajudaram 3 milhões de crianças a se curar de vermes até uma pessoa que auxiliou dois estudantes a receberem bolsa de estudos completa para o ensino primário e secundário.

“Os ODM não são apenas uma lista de tarefas para a ONU e os líderes mundiais. São uma lista de tarefas para todas as pessoas”, disse o chefe de equipe da Fundação das Nações Unidas, Rick Parnell, ao oficializar o apoio da entidade à iniciativa. “O MDG Pledges é um modo inovador de convidar a todos a ajudar a ONU a acelerar o progresso nos ODM", completou.