Selo SIM é lançado oficialmente na AMEG

12/08/2021 - 10:00

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG lançou oficialmente nesta quinta-feira (12) seu Selo de Inspeção Municipal Consorciado – SIMc. Participaram do evento os prefeitos e representantes de Carmo do Rio Claro, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Passos, Pratápolis, São José da Barra, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino. Também estiveram presentes o Deputado Federal Emidinho Madeira, o analista técnico e Gerente da Regional Centro-oeste/Sudoeste do Sebrae-MG, Leonardo Mol de Araújo e também a advogada e consultora Dra. Viviane Macedo, que assessorou a associação na elaboração das minutas que estabelecem o serviço de inspeção.

Participaram via videoconferência o presidente nacional do Sebrae e ex-deputado federal, Carlos Melles, o diretor técnico João Cruz Reis Filho, o diretor técnico da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico do Sebrae/MG, Alessandro Chaves e a analista técnica do Sebrae/MG em Passos, Karina Santos Rocha.

Em seu discurso de abertura da cerimônia, o prefeito de São José da Barra e presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, enalteceu a importância dos produtores rurais e também o avanço do setor com o serviço de inspeção consorciado. “O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado que hoje lançamos aqui na AMEG é mais um passo no caminho da evolução do setor agropecuário e é também o reconhecimento a estes guerreiros agricultores que nestes últimos meses não pararam em momento algum, nem por causa do vírus, nem por causa das geadas, nem por conta da crise hídrica que atravessamos”, comentou o presidente.

Conforme Serginho, com o Sim Regional os produtos dos municípios consorciados poderão ser comercializados em todo o território sem riscos de apreensões e prejuízos. “Isso representa um avanço muito grande e deve resultar em mais empreendimentos regularizados, maior arrecadação para os cofres municipais, geração de emprego e renda e maior segurança para os consumidores”, explicou.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, fez uma apresentação mostrando em linhas gerais um novo programa da entidade, o Cidade Empreendedora, que reúne diversas ações como a Sala do Empreendedor, Educação Empreendedora, Compras Governamentais e também o PNAE.

“O Cidade Empreendera reúne o que há de mais relevante para o setor público municipal e é uma ótima oportunidade para os prefeitos que queiram inovar em suas bases. Essa demanda do SIM é apenas um exemplo de ação que, se bem trabalhada, vai significar um grande avanço na regularização e na abertura de novos empreendimentos”, explicou o analista do Sebrae João Cruz.

A consultora Dra. Viviane Macedo lembrou que há uma grande vantagem em ter um Serviço de Inspeção Municipal estruturado dentro de um consórcio público intermunicipal. “Nossas abordagens mostram que, para se conseguir o selo estadual ou o selo federal, o produtor empreendedor acaba esperando muito tempo pelas auditorias feitas pelo MAPA ou pelo IMA. Com o SIM consorciado essa demora não existirá ou será muito pequena, porque haverá uma ou mais equipes de inspeção/fiscalização exclusivas para atender os produtores que se encontrem nesse território composto por 22 municípios”, salientou.

O evento foi encerrado com a apresentação oficial do Selo de Inspeção Municipal da AMEG.