Secretaria de Estado de Cultura realiza palestra em Passos
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - SEC em parceria com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG realiza nesta quarta-feira (12) uma palestra sobre o “Programa de Descentralização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais”. O evento faz parte da programação do Programa Minas Território da Cultura, acontece durante a 1ª Reunião da Câmara Técnica de Cultura do Médio Rio Grande gestão 2013/2016 e terá início às 13h30 na sede da associação em Passos.
A palestra tem a duração de uma hora e será proferida pela diretora de projetos ligada à Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura, Camila Lukschal Collier. O público-alvo são os gestores do setor de cultura, produtores culturais e artistas da região.
Vinculada à SEC, a Superintendência de Interiorização tem como objetivo principal atuar na regionalização e descentralização das políticas públicas de cultura. Desde que foi criada, a superintendência é responsável por fazer a articulação entre as unidades do Sistema Estadual de Cultura e destas com o interior. Nesse encontro promovido em Passos serão apresentadas todas as ações e programas da superintendência.
O Programa Minas Território da Cultura abrange as dez macrorregiões do Estado definidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão – SEPLAG. Tem entre seus objetivos a valorização e a divulgação da diversidade cultural mineira, a promoção do desenvolvimento regional por meio da cultura, a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais, além de difundir e aumentar a demanda pelos programas e ações do Sistema Estadual de Cultura.
O Minas Território da Cultura ocorre de março de 2013 a junho de 2014 e oferece cursos de capacitação e formação, palestras, espetáculos, exposições, mostras de cinema e leitura de editais, tudo articulado em conjunto com a comunidade e os atores locais, as instituições culturais, os artistas e os produtores.
O programa conta com a parceria de diversas prefeituras municipais, associações comerciais, instituições culturais locais, universidades, Pontos de Cultura e entidades como o SESI-MG, SESC-MG e Sebrae Minas. É estruturado em três grandes eixos que abrangem toda a cadeia produtiva da cultura atendendo produção, criação, exibição, circulação e formação, além dos agentes relacionados ao setor como gestores públicos municipais, artistas, produtores e sociedade. Os três eixos são as Dinâmicas Territoriais, os Territórios do Saber e os Territórios Criativos.