Reunião do Programa Líder é realizada em Paraíso
Em uma parceria do Sebrae (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa) com a Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, o Programa Líder realiza reunião de trabalho em São Sebastião do Paraíso durante toda a sexta-feira, dia três, e na manhã de sábado, quatro de setembro, em mais uma etapa do planejamento e fortalecimento do Sudoeste de Minas Gerais.
Participam do programa representantes do poder público e da iniciativa privada de 17 municípios associados a Ameg e buscam a integração dos programas desenvolvidos pela região como o PDR (Plano de Desenvolvimento Regional) desenvolvido pela associação em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas de Minas Gerais (Sedru) e com a Fundação de Ensino Superior de Passos.
O Programa Líder tem como objetivo mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando os setores público, privado e o terceiro setor na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e organização da região.
O programa mobiliza, apoia e prepara lideranças para a efetivação das vocações econômicas locais, com ênfase nos pequenos negócios. Promove a integração e organização política para a formulação, implantação e gestão de iniciativas de interesse público e regional, estabelecendo demandas importantes para o Sudoeste de Minas Gerais e que possam ser elencadas, de acordo com a prioridade e necessidade.
O modelo foi aplicado com sucesso em outras regiões do Estado, como no Centro-Oeste, onde, desde sua implantação, a organização de demandas e estabelecimento de prioridades em setores públicos e a definição das vocações dos municípios possibilitou um salto na qualidade de vida dos seus moradores e um crescimento econômico considerável.
O programa previsto para durar seis meses com reuniões mensais, teve início em junho último e busca a organização da região, identificando potencialidades e deficiências como forma de canalizar os esforços para a solução dos problemas existentes e fomento das ações a serem implementadas e que possam promover o desenvolvimento sustentável do Sudoeste Mineiro.
Dentre as atividades realizadas neste encontro está a arrecadação de recursos com a população e empresários para o Hospital Regional do Câncer de Passos. O grupo foi dividido em equipes onde todas tinham metas de verba a ser arrecadada e todo o montante será destinado à Santa Casa daquele município para aplicação no término da obra.