Produtores de São Tomás de Aquino conhecem mais detalhes do SIM Consorciado

24/06/2022 - 16:45

Após aprovação pelos vereadores da Câmara Municipal de São Tomás de Aquino da lei que autoriza a adesão do município ao SIMC - Serviço de Inspeção Municipal Consorciado, o Chefe do Departamento de Controle e Inspeção Animal da AMEG, Claudio Leão Soares, esteve na tarde desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal do município onde conversou com produtores sobre a importância e os benefícios da adesão de toda a cadeia produtiva da região ao serviço de inspeção municipal.

Em sua apresentação, o responsável pelo SIMC explicou as principais vantagens para os produtores que aderirem ao serviço, destacando dentre elas a possibilidade dos produtores comercializarem seus produtos de origem animal nos 22 municípios associados à AMEG que tem uma população estimada em 400 mil habitantes.

Outra vantagem destacada aos produtores é que após três anos de pleno funcionamento do SINC, a AMEG poderá solicitar ao MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, autorização para comercialização dos produtos com selo SIMC em todo o território nacional.

O Prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, destacou que "a adesão ao SIMC regional é de extrema importância para o município que tem um potencial muito grande com produtos de qualidade e que agora, com este selo, será possível comercializar estes produtos em toda a região, aumentando a renda dos produtores rurais do município.

Para o presidente da AMEG, o prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, este tipo de serviço prestado pela AMEG vem reforçar o relevante papel que a associação tem no desenvolvimento regional dos municípios consorciados. “São serviços como este oferecidos pela AMEG que justificam a razão de existir da nossa associação nestes 37 anos. É uma busca constante de soluções e inovações que facilitam a vida da população da nossa região”, destacou o presidente.

Para que os demais municípios da AMEG participem do SIMC regional, é necessário que as câmaras municipais aprovem a mesma lei em seus municípios para que a fiscalização por parte da equipe técnica da AMEG ocorra sem distinção entre as cidades.