Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Processo de Escolha Unificada de Conselheiros Tutelares é discutido na AMEG

02/03/2015 - 01:00

          A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese, promove a partir das 08h30 desta terça-feira (03) um “Encontro Regional para Esclarecimentos sobre o Processo de Eleição Unificada para Conselheiros Tutelares”. O evento acontece na sede da associação em Passos e tem como público-alvo gestores, conselheiros tutelares e conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente.

 

          Conforme os organizadores do encontro, a partir deste ano a escolha de conselheiros tutelares se dará em data unificada em todo o território nacional. A mudança foi instituída pela Lei 12.696/2012 e altera os artigos 132, 134, 135 e 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é regulamentada pela Resolução nº 152 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

 

          A Lei estabelece que a escolha de conselheiros tutelares se dê em data unificada em todo o país, além de ampliar o mandato dos conselheiros de três para quatro anos e reconhecer os seus direitos sociais e trabalhistas. Já a Resolução nº 152 dispõe sobre as regras de transição para o primeiro processo de escolha unificado.

 

           A eleição está prevista para outubro de 2015 e obriga os municípios a se organizarem mantendo a atenção aos prazos de Publicação dos Editais que devem começar a ser publicados a partir de maio de 2015.

 

          O evento, que terá como facilitador o membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivan Ferreira da Silva, é uma oportunidade para que os municípios, através de seus conselheiros e gestores, tomem conhecimento dos procedimentos e prazos a serem cumpridos dentro do processo como um todo, conforme as demandas e a realidade de cada um.

 

          Cerca de vinte municípios da microrregião do Médio Rio Grande devem participar deste encontro e o público esperado é de pelo menos oitenta participantes.

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.