Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Presidente da Ameg recebe Medalha do Dia de Minas

16/07/2010 - 09:00

          O Presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) Mauro Zanin, recebeu a comunicação do Governo do Estado de Minas Gerais da indicação de seu nome, pelo Governador Antônio Anastasia, para receber a Medalha do Dia de Minas.

 

          A solenidade acontece nesta sexta-feira, dia 16 de julho, às 10 horas na cidade mineira de Mariana e irá homenagear personalidades mineiras e brasileiras que despenderam esforços me prol do nosso estado.

 

          “Fico feliz de ser indicado pelo Governador Anastasia. Isso nos dá prova do trabalho sério e compromissado que estamos realizando em Paraíso como prefeito reeleito e na região como presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande). Isso nos motiva para continuar a trabalhar para melhoria da qualidade de vida dos moradores de nossa cidade e de nossa região”, destacou Mauro Zanin.

 

Medalha do Dia de Minas

 

          Dezesseis de julho é o Dia de Minas e a comemoração foi planejada para coincidir com a data de fundação de Mariana, primeira vila, cidade e capital do Estado. A lei surgiu por iniciativa do acadêmico Roque Camêllo, que foi vice-prefeito de Mariana, que na época apresentou um projeto ao Governo Mineiro.

 

          O decreto foi assinado pelo governador da época, Francelino Pereira, que aprovou a escolha de Mariana para, uma vez a cada ano, voltar a ser a capital do Estado. A decisão se baseou em razões históricas identificadas nas diversas primazias de Mariana, especialmente por ter sido o primeiro núcleo politicamente organizado de Minas.

 

          Durante a solenidade o governador do Estado, Antônio Anastasia, passa em revista à guarda de honra da Polícia Militar e assina um decreto que, como determina a lei, transfere simbolicamente a capital do Estado para Mariana. Na solenidade oficial, que reúne autoridades municipais, estaduais e federais, personalidades de renome são agraciadas com a medalha do Dia de Minas.

 

          O Dia do Estado de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho, foi criado em 1977 e instituído pela Lei 7.561 em 1979. Já A Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais foi instituída por decreto, em 1980.

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.