Presidente da Ameg, Mauro Zanin, é condecorado com a Medalha do Dia de Minas

21/07/2010 - 11:00

O prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) Mauro Zanin recebeu do governador Antônio Augusto Anastasia a Medalha do Dia de Minas Gerais. A solenidade de entrega que reuniu todos os agraciados na cidade mineira de Mariana aconteceu na última sexta-feira, dia 16 de julho.

A comemoração do Dia de Minas foi planejada para coincidir com a data de fundação de Mariana, primeira vila, cidade e capital do Estado. O decreto foi assinado pelo governador da época, Francelino Pereira, que aprovou a escolha de Mariana para, uma vez a cada ano, voltar a ser a capital do Estado. A decisão se baseou em razões históricas identificadas nas diversas primazias da cidade histórica, especialmente por ter sido o primeiro núcleo politicamente organizado de Minas.

O evento agraciou 59 personalidades municipais, estaduais e nacionais que contribuem para o desenvolvimento do Estado. O Dia do Estado de Minas Gerais, celebrado em 16 de julho, foi criado em 1977 e instituído pela Lei 7.561 em 1979. Já A Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais foi instituída por decreto, em 1980.

Dentre os homenageados estavam o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Cláudio Renato dos Santos Costa, o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clélio Campolina Diniz, o Delegado Geral da Polícia Civil de Minas Gerais Jairo Léllis Filho, o Procurador do Estado José Roberto de Castro, a Senadora por Tocantins Kátia Abreu, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) Kildare Gonçalves Carvalho, o Ministro do Desenvolvimento Miguel Jorge Filho, o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) Wanderley Geraldo de Ávila, o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais Washington Tadeu de Melo, além de prefeitos, personalidades do esporte e da sociedade civil, além dos integrantes da banda mineira Skank.

“Foi uma homenagem muito importante, visto que personalidades que contribuem para o crescimento do Estado e até mesmo por levar o nome de Minas para o Brasil e o mundo. Fiquei muito lisonjeado e acredito que esse reconhecimento é fruto de um trabalho sério e compromissado com a melhoria da qualidade de vida de nossa gente de Paraíso e do Sudoeste de Minas Gerais”, analisou Mauro Zanin, lembrando o trabalho desenvolvido frente à Prefeitura de Paraíso e de organização regional realizado frente à Ameg através do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) organizando as demandas e potencialidades dos municípios da região do Médio Rio Grande.

“O trabalho foi importante e esta condecoração nos apresenta novos desafios para continuarmos com o trabalho em prol da melhoria de vida dos moradores de toda a região”, concluiu Zanin.