Presidente da Ameg entrega PDR ao Governador Anastasia

18/08/2011 - 13:00

O Presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, entregou para o governador do Estado de Minas Gerais e candidato à reeleição, Antônio Anastasia, uma cópia do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional).

A entrega foi realizada durante a visita do governador a São Sebastião do Paraíso na tarde da última terça-feira. Ele estava acompanhado do ex-governador e candidato ao senado, Aécio Neves, além de lideranças da região. Após a chegada ao aeroporto da cidade, a comitiva seguiu pelas ruas da cidade até a praça central onde foi realizado um ato público. Durante sua fala, Zanin destacou que acredita que Anastasia seja um dos mais bem preparados gestores do país.

“O mais preparado do Brasil para administrar qualquer empresa pública, por sua seriedade, compromisso e competência”. O presidente da Ameg completou afirmando a forma com que o Governo do Estado tratou os municípios ao longo dos últimos oito anos.

“Posso dizer aos mineiros, é a primeira vez que vejo o Governo de Minas trabalhar pelos 853 municípios do Estado. Temos neste governo a confiança que não sei, teremos em outro. Não queremos perder obras em saúde, investimentos em segurança pública. Minas está se tornando através dos municípios o melhor lugar para se viver. Agora é hora de agradecer, reconhecer, de abrir nossos corações e como sempre dizemos, fazer política sadia. Peço que continuemos esse trabalho compromissado para que Minas seja o melhor estado para se viver nesse país”.

Na sequência de sua fala o presidente entregou ao Governador Anastasia uma cópia do PDR, desenvolvido a partir da identificação da necessidade da elaboração de um plano regional que orientasse as ações a serem realizadas no Sudoeste Mineiro. Ele leva em consideração a realidade atual e as expectativas para a definição dos objetivos a serem atingidos. Quantificados por metas, compostas pelo resultado pretendido com determinada estratégia em períodos estabelecidos, são feitos indicativos do estado futuro desejado e seus desdobramentos por segmentos. A formulação de opções estratégicas, com a seleção de ações convergentes e articuladas, busca permitir que os objetivos e as metas sejam atingidos. A partir desse ponto, são estabelecidos programas prioritários que sintetizam de forma consistente e integradora os processos e define ações por dimensão, para enfrentar os problemas e explorar as potencialidades econômicas, socioculturais, ambientais, tecnológicas e político-institucionais.

Foi feito um diagnóstico completo dos municípios filiados à Ameg, com estudo de todas as áreas e identificados os campos de atuação. A partir do plano, o objetivo é integrar ações de todos os setores: público, privado e terceiro setor, na busca do desenvolvimento sustentável em todos os segmentos já citados, transformando-se numa importante ferramenta de organização regional.

Ao todo o documento contém 54 propostas para o desenvolvimento integrado da região do Médio Rio Grande e pode ser um instrumento importante para os governantes e representantes da região na Câmara dos Deputado e Assembleia Legislativa, orientando ações e até mesmo propostas de governo e ações estratégicas.

O Governador Anastasia ao receber o documento destacou a sua importância e se comprometeu a pôr em prática as ações nele delineadas.

“E quando aqui recebo este plano de desenvolvimento do Sudoeste Mineiro, é para implantar o nosso plano de governo e juntos vamos fazer porque sabemos como fazer” salientou Anastasia.

Além do prefeito Mauro Zanin, estiveram presentes os prefeitos dos municípios associados de Pratápolis, Everilson Cléber Leite; de Fortaleza de Minas, Altair do Prado; de Delfinápolis Zezé Martins; de São Tomás de Aquino, Maria Helena Rodrigues Abrão; de São João Batista do Glória, José Heitor de Oliveira e de Capitólio, José Gonçalves Machado.