Prefeitos participam da 183° Assembleia Geral Ordinária da AMEG
Prefeitos dos municípios que integram o Consórcio AMEG estiveram reunidos nesta quinta-feira (7), na 183° Assembleia Geral Ordinária da entidade. Durante o encontro os governantes municipais trocaram experiências na condução de seus municípios além de deliberarem sobre assuntos internos da associação.
Logo na chegada, os prefeitos puderam conhecer a unidade 02 do Castramóvel. Trata-se de um trailer, com capacidade para realizar até duas cirurgias simultâneas de castração que deverá entrar em operação nos próximos dias. O trailer foi adquirido com recursos próprios da AMEG no valor de R$ 96.950,00 e conta com três áreas distintas, sendo uma sala cirúrgica, sala de preparo do paciente e sala de paramentação da equipe. O veículo conta ainda com sistema de ar condicionado e reservatório próprio de água, além de gaiolas para recuperação dos animais no pós-operatório, cilindros de oxigênio, maca, prateleiras e armários para medicamentos, todos embutidos, mesa de preparo para cirurgia, mesa para autoclave e dois jogos de luz focais para cirurgia.
“A partir de agora, com as duas unidades do castramóvel em operação, nossa capacidade será de três cirurgias simultâneas e isso nos deixa convictos que a meta de castrar10.178 animais até dezembro deste ano será alcançada”, destacou o presidente Filipe Carielo.
Os prefeitos elogiaram as licitações em conjunto que estão sendo feitas pela AMEG como a da troca das lâmpadas da iluminação pública por LED e pediram que novas licitações sejam realizadas. Em resposta, o presidente da AMEG, Filipe Carielo destacou que “as licitações serão uma prioridade na sua gestão à frente da AMEG de forma a atender os municípios nas suas necessidades”, pontuou.
O presidente da AMEG também falou da viagem à Brasília organizada pelo prefeito Diego Oliveira em busca de recursos para saúde e obras de infraestrutura para a região. “Fomos em busca de R$ 10 milhões de reais para construção da nova unidade do Hospital Regional do Câncer de Passos e aproveitamos para solicitar dos senadores, em especial o Presidente do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco que interceda junto à União para que os valores repassados pelo SUS a Santa Casa de Passos e de Paraíso para procedimentos de urgência e emergência sejam revistos com urgência pois estão muito aquém do valor real gasto nos procedimentos”, frisou Filipe. Os prefeitos aproveitaram ainda para solicitar recursos para aquisição de um britador móvel e uma usina móvel de micropavimentação.
Conclusão Asfaltamento BR-265 entre Alpinópolis x Jacuí
Outra conquista importante comemorada pelos prefeitos da região, foi o anúncio da liberação de recursos por parte do Governo Federal através do ex-ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para conclusão das obras de asfaltamento da BR-265 entre os municípios de Alpinópolis e Jacuí. “Quero parabenizar aos prefeitos envolvidos nesta conquista e agradecer ao ex-ministro Tarcísio que antes de sua saída do ministério assinou a liberação dos recursos para esta obra após constante cobrança do deputado federal Emidinho Madeira e demais deputados federais que colocaram como prioridade a conclusão desta obra, ao deputado estadual Cássio Soares que intercedeu junto ao Senador Alexandre Silveira para liberação de recursos e ao presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco que também nos atendeu”, pontuou o prefeito Carielo.
Serviço de Verificação de Óbito
Em sua fala, o prefeito de Passos, Diego Oliveira, sugeriu aos demais prefeitos a criação do SVO - Serviço de Verificação de Óbito - regional através do Consórcio AMEG. “Conclamo os demais colegas a pensar na possibilidade de criarmos através da AMEG o SVO Regional. É muito triste ver o sofrimento das famílias que, depois de perder um ente querido, são obrigadas aguardar por horas na porta do PPI a chegada do próximo médico legista de plantão ou pior ainda são obrigadas a arcar com os custos para o traslado do corpo até um PPI mais próximo onde há legista de plantão para receberem um atestado de óbito e depois sepultar seu ente querido. Com o serviço de verificação de óbito regional, preenchemos esta lacuna deixada pelo Estado e amenizarmos o sofrimento das nossas famílias pelo menos agilizando a liberação dos corpos para as últimas homenagens”, destacou o prefeito Diego.
Em resposta a demanda levantada pelo prefeito Diego Oliveira, o presidente da AMEG disse que o tema é relevante para toda região e que acionará o departamento jurídico da AMEG para verificar as possibilidades e havendo condições técnicas para tal, tendo a aprovação dos demais prefeitos, a AMEG poderá viabilizar este serviço para todos os municípios consorciados.
Além dos prefeitos da AMEG, o assessor regional do Senador Rodrigo Pacheco, o ex-deputado federal Renato Andrade também participou da reunião. Ao cumprimentar os prefeitos presentes, Renato falou sobre a necessidade dos prefeitos continuarem empenhados para reativação da malha ferroviária na região de Passos e São Sebastião do Paraíso, reforçando que o governo federal têm investido bilhões no modal ferroviário e que a reativação deste meio de transporte de cargas na nossa região é é extremamente possível e que está acompanhando de perto este assunto em Brasília junto ao gabinete do Senador Rodrigo Pacheco.
O próximo encontro dos prefeitos está programado para acontecer no dia 26 de maio.