Prefeitos elegem diretoria da Ameg para 2015

15/12/2014 - 10:00

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (15) a 148ª Assembléia Geral Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG. Os trabalhos foram conduzidos pelo prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise e contou com as presenças dos prefeitos de Capitólio, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. Representando a prefeita de Carmo do Rio Claro, esteve presente a Assessora de Governo, Carla Beatriz Alves Silva.

O primeiro item da pauta da AGO foi a apresentação do orçamento da AMEG para o exercício de 2015. O contador da entidade, Antônio de Pádua Cardoso, apresentou a proposta orçamentária para o exercício que se inicia em primeiro de janeiro de 2015 e após discussão e análise das cópias distribuídas aos prefeitos presentes sendo aprovada com uma receita já estimada.

Em continuidade à pauta foi realizada a eleição da 33ª Diretoria e Conselho Fiscal da AMEG. O Prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, colocou seu nome à disposição sendo apoiado e por aclamação foi eleito presidente da Ameg para o exercício de 2015. A nova diretoria também contará com o prefeito de São Tomás de Aquino, Roneido Teófilo de Carvalho, como 1º Vice-Presidente e o prefeito de Pratápolis, José Eneido Modesto, como 2º Vice-Presidente.

Como membros do Conselho Fiscal foram indicados pelos prefeitos os seguintes vereadores: Titulares: Marcos Fontana Filho, de São Tomás de Aquino; Luiz Carlos do Souto Júnior, de Passos; José Vicente Neto, de Pratápolis. Os suplentes do conselho escolhidos foram: Jane das Graças Silveira Castro, de São João Batista do Glória; Flávio Simão Calixto, de Itaú de Minas e Valdir Donizete do Prado, de São Sebastião do Paraíso.

O presidente eleito agradeceu o apoio dos colegas e disse que tem como compromisso dar continuidade às ações da atual diretoria da Ameg e ainda que todos devem permanecer unidos em busca de ações que melhorem e superem os gargalos hoje enfrentados pelos gestores públicos municipais em questões como Segurança Pública e Saúde.

Conforme José Eduardo, atualmente, as prefeituras enfrentam uma panorama que se aproxima da inviabilidade uma vez que não têm condições de acompanhar as responsabilidades em convênios, projetos e ações. “É uma situação presente no dia a dia da maioria das prefeituras da nossa região e isso é muito claro. Nós entendemos que uma entidade como a AMEG tem como principal função, além de ser uma importante prestadora de serviços para as prefeituras associadas, o papel político de entidade, que precisa ser entendida como um elemento de força e que vá representar junto ao Governo Estadual, ao Governo Federal, ou as instituições como a Procuradoria Geral do Estado, Promotoria Pública, Tribunal de Contas, levando a eles o que é realidade e o interesse dos municípios e dos cidadãos que nós representamos. Ou seja, se nós não resgatarmos e atuarmos firmemente com essa perspectiva de resgate e de efetivação desse papel político nós ficaremos em dívida. Acredito que este é o nosso grande papel”, encerra.