Pimenta manifesta interesse em integrar o Consórcio AMEG

27/05/2022 - 14:15

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), a 184° Assembleia Geral da entidade, que tratou de demandas administrativas além de ouvir sugestões dos prefeitos de serviços que podem ser prestados pela associação em benefício de toda a região.

Um dos destaques do encontro foi a presença do prefeito do município de Pimenta Geovanio Gualberto Macedo, que manifestou interesse em aderir ao Consórcio AMEG, o que dependerá agora da aprovação do poder legislativo daquela cidade para sua efetivação. Desde a fundação da AMEG em 1.984, o município de Pimenta nunca havia integrado o Consórcio e com a sua chegada agora, os demais municípios deverão ser beneficiados, já que o valor de custeio operacional da AMEG é reduzido à medida que novos municípios integram o consórcio.

“É extremamente vantajoso para os municípios aderirem à AMEG. Além de participarmos de licitações em conjunto, o que garante redução de custos, a AMEG presta vários serviços aos municípios como de engenharia, patrulha mecanizada, mutirões de castrações, câmaras técnicas para troca de experiências e aprendizados, entre outros benefícios”, destacou o prefeito de Carmo do Rio Claro e presidente da AMEG, Filipe Cardoso Carielo.

Após ratificada a filiação de Pimenta pelos vereadores, será a primeira vez que a AMEG terá simultaneamente 20 dos 22 municípios da microrregião consorciados. Atualmente, apenas São Sebastião do Paraíso e Vargem Bonita não fazem parte do consórcio, mas as conversas para adesão destas duas cidades seguem avançando.

Prefeitos se reuniram na sala de reuniões onde trataram de assuntos administrativos e apresentação de propostas

• CAPS-AD Regional

Durante a troca de experiências entre os gestores municipais e abertura para apresentação de propostas de projetos e serviços, o prefeito de Alpinópolis Rafael Freire juntamente com a secretária de saúde do seu município propuseram a criação de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD) regional.

A proposta foi bem recebida pelos demais prefeitos que agora se reunirão com seus respectivos secretários de saúde para estudarem melhor a proposta.

• Tratamento de esgoto

No encontro de ontem, os prefeitos também receberam representantes da empresa Bioete Saneamento, do município de Contagem/MG, que apresentou aos presentes, propostas e soluções de biotecnologia no tratamento de esgoto dos municípios.

A próxima Assembleia Geral Ordinária deve ser realizada no final de julho na sede da entidade.