Nove cidades aderem à ata da AMEG para substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED

25/03/2022 - 15:30

Pensando em economia, segurança pública e eficiência energética,  prefeitos das cidades que integram a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), estão investindo na substituição das atuais lâmpadas de vapor de mercúrio ou de sódio pelas modernas lâmpadas de LED, que apresentam maior luminosidade, durabilidade e consomem menos energia.

A contratação do serviço ocorre através do sistema de Adesão à Ata de Registro de Preços realizada pelo Consórcio AMEG, que obteve redução significativa de custos para os municípios. Até o momento, já aderiram à ata os municípios de Carmo do Rio Claro, Cássia, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, Pratápolis e São Roque de Minas. Destes municípios, Cássia e Fortaleza de Minas já substituíram toda iluminação por lâmpadas por LED. Os demais municípios que compõem a AMEG, com exceção de São João Batista do Glória que fez a substituição da iluminação através de licitação própria, estão analisando a viabilidade de adesão à ata.

O presidente da AMEG, Filipe Carielo, explicou que “ao invés de cada município realizar a sua licitação, o Consórcio AMEG pegou a demanda de todos e fez uma licitação única, conseguindo melhores preços devido ao volume contratado”. Carielo destacou ainda que esta “economia para os cofres públicos significa respeito pelos impostos que são pagos pelos cidadãos”.

O prefeito explicou que esta nova modalidade de serviços só foi possível graças ao processo de transformação da Associação em Consórcio Público. “Com isso, a AMEG se tornou apta a realizar licitações dos mais variados serviços, reduzindo drasticamente os custos para os municípios consorciados”, revelou.

Alguns municípios vão trocar todas as lâmpadas por LED em um único ato. Outros preferiram realizar a substituição das luminárias de forma escalonada, dentro de seus respectivos orçamentos. Além disso, alguns municípios foram contemplados com algumas luminárias de LED no Programa Minas LED da CEMIG que ainda não repassou a quantidade exata de luminárias que serão substituídas.

Outras licitações

Além da licitação para substituição das lâmpadas por LED, a AMEG conta com empresa já licitada para manutenção da iluminação pública - lâmpadas tradicionais - realização de projetos de engenharia, aterro sanitário, medicamentos e nos próximos dias será aberto processo licitatório para aquisição de veículos em geral, incluindo veículos elétricos e outra licitação para contratação de empresa prestadora de serviço com máquinas pesadas.

Com essas e outras licitações, a AMEG terá empresas capacitadas e habilitadas a atender imediatamente qualquer município consorciado, dando agilidade e fazendo economia na contratação imediata destes serviços.

“Reforçamos que qualquer empresa pode e deve participar dessas licitações, principalmente as empresas da região. Assim, além de ajudar os municípios com preços mais em conta, a AMEG ajuda a movimentar a economia local com a injeção de recursos e geração de emprego e renda”, observou. O prefeito destacou ainda que novas licitações serão realizadas ao longo do ano, sempre atendendo os pedidos dos prefeitos que compõem o consórcio. “São eles que dão o norte das prioridades de cada município e a AMEG viabiliza estas licitações conseguindo preços mais atrativos”, destacou o presidente Filipe Carielo.