Municípios realizam a I Conferência Intermunicipal de Cultura do Médio Rio Grande

09/07/2013 - 10:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG em parceria com 14 municípios da região promove na próxima quinta-feira (11) a I Conferência Intermunicipal de Cultura da Microrregião do Médio Rio Grande. O evento, que é parte integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura, será realizado na sede da associação em Passos, terá início às 08h e encerramento às 17h.

Participarão desta etapa os municípios de Capitólio, Carmo do Rio Claro, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

Com o tema “Uma política de Estado para Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura” esta etapa regional tem, entre outros objetivos, propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos e destes com a sociedade civil, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais que dinamizem a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura envolvendo os respectivos componentes.

A Conferência é uma oportunidade para a sociedade civil e o poder público debaterem e proporem estratégias para o fortalecimento do setor cultural. É também o momento de se discutir a cultura local nos seus aspectos de identidade, da memória, da produção simbólica, da gestão, da sua proteção e salvaguarda, da participação social e da plena cidadania.

O período da manhã será dedicado à apresentação de palestras abordando o tema geral da conferência e também um aprofundamento das questões que envolvem os eixos temáticos. A primeira palestra, que apresentará a conferência como um todo será proferida pela chefe de divisão de programas, projetos e ações da representação regional de Minas Gerais do Ministério da Cultura, Aparecida dos Reis Maria.

A presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do Município de Passos, Adriana Beatriz de Oliveira Polez Rocha falará sobre “Patrimônio Cultural: Identidade e Memória. Ações e Mecanismos de Preservação”.

“Diretrizes Oficiais X Opções Reais para a cultura nos Municípios do Sudoeste Mineiro” é o tema da palestra do encarregado de gestão da OSCIP Protetores da Bacia do Rio Grande – PROBRIG, José Limonti Júnior.

Estão previstas duas apresentações culturais, sendo, uma no período da manhã e outra no período da tarde. A tarde será dedicada aos trabalhos em grupo coordenados por moderadores para a discussão dos eixos e sub-eixos temáticos e também para a elaboração de propostas que serão votadas em plenária geral e encaminhadas à III Conferência Estadual de Cultura. Neste período também serão eleitos os delegados da etapa intermunicipal que representarão a região na etapa estadual.

A I Conferência Intermunicipal de Cultura da Microrregião do Médio Rio Grande está alinhada com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura - PNC e terá os seguintes eixos: I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA com foco nos impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização da gestão cultural e na participação social nos Municípios; II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL com foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial; III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS com foco na garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial; e, IV - CULTURA E DESENVOLVIMENTO com foco na economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.