Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Municípios aprovam proposta de incorporação do CICANASTRA pelo Consórcio AMEG

09/02/2024 - 16:57

          Em Assembleia Geral Ordinária realizada na última terça-feira (6), em Piumhi, na sede do Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande - CICANASTRA - os representantes dos 8 municípios que integram o consórcio, fundado em 2009, aprovaram a incorporação do consórcio pela Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). Para conclusão do processo de integração dos consórcios, que tiveram as negociações iniciadas em 2021, o projeto deve ser aprovado pelas câmaras legislativas dos municípios de Capitólio, Córrego Fundo, Doresópolis, Medeiros, Pimenta, Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

 

          A reunião foi aberta pela Diretora Executiva do CICANASTRA, Taisa Carolina da Silveira e contou com a participação da Coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal do consórcio, além de duas fiscais médicas veterinárias do CICANASTRA e representantes dos municípios que integram o consórcio. Também esteve presente na Assembleia Geral o prefeito de Alpinópolis e presidente da AMEG, Rafael Freire acompanhado de uma comitiva de colaboradores da AMEG formado pelo Secretário Executivo, Procuradora Geral e o Chefe do Departamento de Controle e Inspeção Animal da AMEG.

 

          No encontro, Freire reafirmou seu compromisso em articular junto ao Estado de Minas Gerais, recursos para construção de uma sede regional da AMEG em Piumhi e aproveitou para apresentar aos prefeitos de Piumhi, Dr. Paulo César Vaz e de São Roque de Minas, Onesio de Oliveira Andrade e aos demais presentes, o pré-projeto de engenharia para construção de um escritório regional da AMEG em Piumhi, em área a ser disponibilizada pelo município.

 

          “Estou convicto que faremos o Consórcio AMEG ainda maior do que já é e que ao concretizar a fusão com o CICANASTRA, levaremos mais assistência, apoio e prestação de serviços aos municípios associados”, destacou o presidente de AMEG.

 

Leia também:

Após unificação com o CICANASTRA, AMEG poderá alcançar 25 municípios

         

          Dentre os vários motivos que justificam a junção dos dois consórcios, destaca-se a economia para os municípios uma vez que sete dos oito municípios do CICANASTRA - a exceção é o município de Medeiros - já integram a AMEG que oferta uma gama maior de serviços aos municípios e possui uma estrutura física/operacional mais robusta.

 

          Por outro lado, o serviço de inspeção municipal do Consórcio CICANASTRA funciona a mais tempo e possui uma equipe atuante embora atendam um número menor de municípios e integrando ao Consórcio AMEG a experiência dos profissionais do CICANASTRA estará à disposição dos 24 municípios da região, o que trará reflexos imediatos na economia regional, pois permitirá aos produtores de produtos de origem animal de todos os municípios que integram o consórcio a comercialização de seus produtos com redução de custos e de burocracia como exigidos pelo IMA ou MAPA.

 

          Além disso, os municípios serão beneficiados com a ampliação do serviço da patrulha motomecanizada, com as licitações em conjunto, serviços de engenharia, o castramóvel e futuramente o Procon regional.

 

          Através do escritório descentralizado da AMEG, o tempo de deslocamento para vistorias e fiscalização dos agentes será reduzido. Mini cursos e palestras poderão acontecer de maneira regional, facilitando o acesso das pessoas interessadas e através do sistema informatizado que está sendo implantado pela AMEG, os produtores de toda a região poderão fazer solicitações e acompanhar seus respectivos processos de forma online, evitando longos deslocamentos até Passos.

 

          O objetivo desta integração, segundo o presidente Rafael Freire é aproveitar o que tem de melhor nos dois consórcios formando uma equipe única e dinâmica, capaz de dar resposta as demandas dos municípios com maior qualidade e agilidade. “Buscar o desenvolvimento regional, passa primordialmente pela união de esforços e interesses. Nosso objetivo não é dividir, mas sim, somar sempre para termos voz cada vez mais representativa em todo sul de Minas”, destacou o presidente da AMEG 

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.