Mauro Zanin apresenta PDR aos prefeitos da Amog

08/11/2011 - 14:00

O presidente da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, apresentou aos prefeitos associados à Amog (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) o método de trabalho e o resultado alcançado pelo PDR (Plano de Desenvolvimento Regional).

A explanação aconteceu durante a realização da etapa preparatória regional para a 4ª Conferência Nacional das Cidades realizada pela Amog em sua sede, no município de Guaxupé. Participaram do evento representantes do município anfitrião e de Arceburgo, Areado, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Juruaia, Muzambinho e São Pedro da União.

O presidente da Amog e prefeito de São Pedro da União, Paulo Geraldo Honório Pereira, destacou a importância do evento e disse estar muito feliz ao presidir sua primeira reunião à frente da instituição. Em seu discurso de abertura enalteceu a busca de parcerias para o desenvolvimento dos municípios associados, entre elas a Ameg, como forma de união da região em torno de projetos comuns as duas regiões. “Quero colocar a Amog aberta para integração das ações com a Ameg para propormos projetos de estruturação e apoio às cidades filiadas as duas associações”, concluiu.

Já durante sua apresentação, Mauro Zanin explicitou todo o método para a construção do PDR, sua concepção, o planejamento das ações e apurações das propostas a serem incluídas no plano. Ainda reafirmou a intenção de trabalho conjunto com a associação vizinha destacando que Ameg e Amog formam o Sudoeste de Minas Gerais. “Estamos abertos a parceria e acreditamos que demandas coletivas têm mais força junto às esferas governamentais superiores. Nós apresentamos desafios comuns entre as duas regiões que precisa fortalecer sua identidade como Sudoeste de Minas Gerais. Vamos fazer uma construção coletiva e acredito que vamos colher frutos positivos deste trabalho”, analisou.

A etapa preparatória em Guaxupé seguiu durante todo o dia com eleição dos delegados e das propostas que serão enviadas à etapa estadual da 4ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro em Belo Horizonte.

PDR

A partir da identificação da necessidade da elaboração de um plano regional que orientasse as ações a serem realizadas no Sudoeste Mineiro, foi desenvolvido o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, que leva em consideração a realidade atual e as expectativas para a definição dos objetivos a serem atingidos. Quantificados por metas, compostas pelo resultado pretendido com determinada estratégia em períodos estabelecidos, são feitos indicativos do estado futuro desejado e seus desdobramentos por segmentos. A formulação de opções estratégicas, com a seleção de ações convergentes e articuladas, busca permitir que os objetivos e as metas sejam atingidos. A partir desse ponto, são estabelecidos programas prioritários que sintetizam de forma consistente e integradora os processos e define ações por dimensão, para enfrentar os problemas e explorar as potencialidades econômicas, socioculturais, ambientais, tecnológicas e político-institucionais.

Foi feito um diagnóstico completo dos municípios filiados, com estudo de todas as áreas e identificados os campos de atuação. A partir do plano, o objetivo é integrar ações de todos os setores: público, privado e terceiro setor, na busca do desenvolvimento sustentável em todos os segmentos já citados, transformando-se numa importante ferramenta de organização regional.

AMOG

A Associação dos Municípios da Microrregião da baixa Mogiana, Amog, foi fundada em oito de janeiro de 1.976 e é sediada em Guaxupé. É uma entidade de Direito Civil de duração indeterminada, que visa à integração administrativa, econômica e social das cidades que a compõe, regendo-se através de Estatutos.

É composta por 15 associados, sendo eles Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União.

Tem como missão ampliar e fortalecer capacidade administrativa, econômica e social dosmunicípios, prestando-lhes a assistência técnica, promovendo o estabelecimento de cooperação intermunicipal e intergovernamental e atuando em diversas áreas de interesse municipal como meio ambiente, esportes, treinamento de pessoal, manutenção de estradas, de acordo com os recursos financeiros repassados pelos municípios.

A atual diretoria é formada da seguinte forma:

Presidente: Paulo Geraldo Honório Pereira, prefeito de São Pedro da União;

1º Vice Presidente: João Arantes Vieria, prefeito de Jacuí e

2º Vice Presidente: Ronei Vítor de Brito, prefeito de Nova Resende.

O conselho fiscal é formado da seguinte forma:

Membros efetivos:

Marcelo Nunes de Souza, prefeito de Alterosa;

Adênio Siqueira Danziguer, prefeito de Bom Jesus da Penha e

João Alberto Amaral, prefeito de Conceição da Aparecida

E os suplentes:

Antônio Roberto da Costa, prefeito de Arceburgo

João Carlos Minchilo, prefeito de Guaranésia e

Humberto Maciel Fernandes, prefeito de Monte Belo.