Guapé comemora Luta Antimanicomial
Para intensificar as festividades referentes ao dia 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial - a Prefeitura de Guapé, através do Departamento de Saúde, comemora junto com a comunidade o 1º Ano da Oficina de Horta Terapêutica com os pacientes portadores de transtornos mentais.
A horta terapêutica municipal tem parceria com a Associação da Agricultura Familiar de Guapé (AAFAG) e funciona no quintal da “Casa da Misericórdia” (órgão assistencial que funciona no município). A AAFAG ajuda com as mudas, esterco e os instrumentos de trabalho.
Conforme a psicóloga Carla Cristina, “os pacientes participam de todo o processo, desde o plantio até a colheita. Fazem lanche, levam verduras frescas para casa e o principal: saem de casa, interagem entre si e com os profissionais, melhorando muito sua qualidade de vida”, explica Carla.
De acordo com a psicóloga, nestes 12 meses de oficina de horta, já passaram por lá, 26 pacientes, dentre estes, os que já saíram, por conseguirem outra atividade ocupacional – inclusive trabalho formal – e atualmente há seis pacientes freqüentando assiduamente.