Governador Anastasia inaugura nova sede da Ameg

23/08/2011 - 09:00

A Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, já conta sua nova sede. O local foi inaugurado na última sexta-feira, dia 19 de agosto de 2011 em uma cerimônia que contou com a participação de políticos, lideranças e a comunidade regional prestigiando a entrega da obra que se referencia como marco das decisões regionais.

O evento de inauguração contou com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, dos secretários de governo Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas), Nárcio Rodrigues (Ciência, Teconologia e Ensino Superior) e Bilac Pinto (Política Regional e Desenvolvimento Urbano), além dos deputados Cássio Soares, Antônio Carlos Arantes e José Maia, ainda com o presidente da Associação Mineira dos Municípios e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli e dos prefeitos associados representados pelo presidente Zezé Martins.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o ex-presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso Mauro Zanin. A Obra foi iniciada durante sua presidência na associação e foi destacado por ele a postura do Governador junto aos prefeitos, estando sempre receptivo aos pleitos apresentados pelos municípios mineiros. “Nunca vi um governador tão aberto a ouvir a demanda dos prefeitos” destacou.

Ainda em sua fala Zanin frisou que a obra é da região Sudoeste do Estado referenciando os assuntos dos municípios associados no local que recebeu recursos estaduais e que exercerá sua função de apoio ao municipalismo. “Tenho a certeza que as grandes discussões regionais encontrarão aqui um fórum qualificado para busca das soluções”, destacou Mauro, lembrando a confecção do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional) como uma ferramenta da organização das demandas da região do Médio Rio Grande.

Na sequência o prefeito de Passos, José Hernani da Silveira destacou o compromisso de Anastasia com os municípios, lembrando a história da associação que teve início quase há 27 anos pelos prefeitos da época. “Inclusive o atual vice-prefeito de Passos Cóssimo Baltazar que foi um dos fundadores da Ameg”, lembrou Hernani.

O presidente da Ameg e prefeito de Delfinópolis, José Geraldo Franco Martins (Zezé Martins) destacou a importância da organização regional e a representatividade que a Ameg desenvolve junto aos municípios, fortalecendo demandas regionais e buscando a promoção da qualidade de vida dos moradores do Sudoeste Mineiro. “Estou hoje falando em nome dos prefeitos associados que tanto lutaram e junto com a equipe da Ameg sonharam com esta sede que hoje é inaugurada”, comemorou Martins.

O governador Antônio Anastasia destacou o associativismo adotado entre os municípios observando que nada é melhor que o agrupamento das cidades, como no caso da Ameg, fortalecendo os pleitos regionais e contribuindo para a melhoria do Estado. “Em Minas nós podemos, em Minas nós avançamos”, destacou o governador.

Anastasia também elogiou a construção da sede, considerando a nova casa da Ameg muito bonita e adequada para os trabalhos desenvolvidos pela associação. “Quero levar o modelo de construção para o Deop (Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais) uma obra belíssima e com custo baixo”, destacou Anastasia que ainda lembrou que a associação é composta por municípios grandes, médios e pequenos, mas que desenvolve trabalho sério, tratando todos com igualdade.

Ao final da solenidade, o presidente da AMEG e prefeito de Delfinópolis Zezé Martins destacou a importância da obra como referenciamento da associação para todo o Sudoeste Mineiro. “Sem dúvida o fortalecimento da Ameg a partir de agora, somando às ações realizadas em toda sua existência, será muito grande. Todos os presidentes que por aqui passaram deram sua contribuição e estou muito feliz por poder inaugurar a nova sede como presidente. Compartilho com todos prefeitos associados a alegria deste momento”, acrescentou Zezé.

A nova sede

O novo prédio foi construído a partir da destinação de recursos pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) da ordem de R$ 800 mil integrando o Programa Estadual de Fortalecimento das Associações Microrregionais. Deste recurso, R$ 150 mil foram utilizados na modernização da entidade e o restante aplicado na construção.

O terreno onde a sede foi construída foi doado pela Prefeitura Municipal de Passos e fica próximo à rodoviária e novo Fórum. As obras foram realizadas pela construtora Maia e Passos, com valor inicialmente estimado de R$ 741.628,98. A associação destinou mais de R$ 100 mil de recursos próprios para sua conclusão. O total investido foi de R$ 878.564,61.

O espaço conta com salas administrativas e de reunião, espaço destinado à realização de cursos, auditório com equipamento multimídia para realização de assembleias e encontros regionais, garagem para maquinário, além de espaço adequado para os setores como engenharia e assessoria jurídica.

A obra foi iniciada na gestão do presidente Mauro Zanin, prefeito de São Sebastião do Paraíso que presidiu a Ameg nos anos de 2009 e 2010 e entregue na última sexta-feira, 19 de agosto, pelo atual presidente o prefeito de Delfinópolis José Geraldo Franco Martins, o Zezé Martins.
A nova sede fica localizada na rua Benedita da Silveira Maia, número 144, Jardim Pinheiros, em Passos.