Governador Anastasia inaugura aeroporto de Piumhi

31/05/2010 - 08:00

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, inaugurou nesta sexta-feira, 28, o aeroporto Dr. Vitrasiano Leonel da Silva, em Piumhi. A solenidade aconteceu no final da manhã e contou com a participação de secretários de estados, deputados estaduais e federais além de vários prefeitos, especialmente da região da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) que foram prestigiar a presença do chefe do executivo mineiro e conferir a obra entregue.

O Governo do Estado investiu no aeroporto R$ 7,5 milhões por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaereo). O aeroporto recebeu nova pavimentação, teve a pista de taxiamento ampliada, balizamento noturno e novo terminal de passageiros e estacionamento e permitem a operação de aeronaves de até 20 passageiros. Durante a inauguração, o governador destacou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico da região.

“O aeroporto é um portal de negócios. É um portal de oportunidade de empregos, ainda mais para Piumhi que está numa região tão bela, ao lado da Serra da Canastra, na nascente do Rio São Francisco, do lago de Furnas. Tudo isso faz com que a cidade seja uma grande capital do turismo, mas também um polo de desenvolvimento do agronegócio, atraindo empresários que queiram investir na região e agregar valor aos nossos produtos”, afirmou o governador

Durante a visita a Piumhi, o governador autorizou a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) a assinar convênio com a prefeitura para investimento de R$ 1 milhão no asfaltamento de ruas em diversos bairros na cidade. Também autorizou a Secretaria de Estado da Saúde a assinar convênio no valor de R$ 370 mil para a construção de um posto de saúde.

O prefeito de Piumhi, Arlindo Barbosa Neto, o Marcinho Contador, destacou em seu pronunciamento a importância da parceria entre a prefeitura e o Governo de Minas.

“Essa obra do aeroporto é muito importante para a cidade, mas eu não poderia deixar de falar também das obras de asfaltamento, da construção da unidade do Corpo de Bombeiros, das 374 casas populares, das três unidades de atendimento do Programa Saúde da Família, dos recursos para as pontes, dos aparelhos de fisioterapia, do programa Minas Olímpica e das ambulâncias que foram doadas”, lembrou.

Com a inauguração dessa obra, a região de abrangência da Ameg ganha mais um aeroporto com capacidade de operação de voos noturnos, asfaltado e com terminal de passageiros, e complementa a estrutura existente, sendo que os municípios de Passos e São Sebastião do Paraíso também contam com pistas com as mesmas configurações do que foi entregue nesta sexta-feira.

Segundo o presidente da Ameg e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Mauro Zanin, o compromisso assumido pelo Governo de Minas Gerais com todo o estado está sendo cumprido e a inauguração do aeroporto de Piumhi é uma prova disso. “O governador Anastasia nos dá mais uma vez prova de seriedade e competência. O modelo de gestão adotado desde o primeiro mandato do governador Aécio Neves possibilitou que o Estado retomasse a capacidade de investimento e revertesse isso em benefícios para todas as regiões de Minas Gerais”, comemorou o presidente.

Zanin também lembrou dos avanços em transporte realizados na região da Ameg. “São Sebastião do Paraíso já contava com aeroporto com pista asfaltada e com balizamento noturno. No dia 26 de março foi inaugurado o aeroporto de Passos e agora o de Piumhi, ambos com recursos do Governo do Estado. Tivemos também a inauguração da ponte de ligação entre Passos e São João Batista do Glória e diversos municípios recebendo pavimentação em suas estradas de ligação, sem contar a PPP da rodovia MG 050 que está recuperando este importante corredor de ligação da nossa região com a capital mineira. Sem dúvida são investimentos importantes que atraem empresas para nossa região, gerando novos empregos, movimentando nossa economia regional e promovendo a melhoria da qualidade de vida de nossos moradores”, analisou Mauro.