Gestores de saúde e assistência social participam de capacitação na Ameg

14/11/2014 - 11:11

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG e 17 municípios da microrregião promovem nesta sexta-feira (14) o segundo módulo da Capacitação da Rede Socioassistencial. O evento é realizado na sede da associação, em Passos e tem como objetivo principal capacitar agentes públicos tendo em vista a articulação, a efetivação e o fortalecimento das redes socioassistenciais dos municípios envolvendo equipe técnica e gestores. Este segundo encontro contará com a participação de gestores e agentes municipais das áreas de saúde e assistência social.

Conforme a facilitadora da capacitação, Letícia Siqueira Lemos, a idéia é buscar uma forma de efetivar a articulação entre todos os atores envolvidos na rede socioassistencial visando melhorar o trabalho oferecido para os usuários. “Essa articulação, ou seja, esse diálogo entre áreas como a da Saúde e da Assistência Social, só vem a contribuir para efetivar o trabalho da Rede Socioassistêncial nos municípios”, explica.

A consultora também explica que apesar do ineditismo da iniciativa do evento a idéia de trabalho em rede consta na legislação do país que rege o setor de assistência social, só que os municípios tem tido muitas dificuldades de implementar toda essa legislação já que se exige uma mudança de cultura, uma mudança de concepção do trabalho da assistência social.

De acordo com organizadores do evento já há alguns exemplos de municípios que vem fazendo o trabalho de integração em rede e solicitaram essa capacitação para melhorar a forma como eles atuam e há outros municípios que ainda estão tentando começar esse tipo de trabalho.

Neste módulo serão abordadas questões e particularidades referentes à legislação passando por artigos específicos da Constituição Federal e Previdência Social. Também serão abordados os desafios e a complexidade do Trabalho Interdisciplinar do setor da Saúde e da Assistência Social na busca pela identificação de papéis, atribuições, habilidades e de que modo será estabelecida objetivamente quem, dentro de determinada equipe, encarrega-se de determinada tarefa.

Serão propostas atividades aos participantes onde se identificarão as facilidades e as dificuldades para o trabalho em rede. Também será proposta uma troca de informações a respeito dos equipamentos, tanto socioassistenciais quanto de saúde, e a busca de esclarecimentos quanto ao tipo de serviços, programas e projetos que cada um realiza.

A capacitação terá início às 9h desta sexta-feira com previsão de término às 16h.