Festa de Congada e Moçambique viram Patrimônio Cultural Imaterial de São Sebastião do Paraíso

13/10/2010 - 12:00

A festa de Congada e Moçambique, realizada em São Sebastião do Paraíso, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do município. O tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural em reunião extraordinária, realizada na semana passada.

As discussões começaram em abril do ano passado, quando o Conselho viu a necessidade de se manter a festa, realizada em Paraíso há séculos, com origem afrodescendente. No município, as Congadas vêm mantendo sua tradição e atualmente são vistas por turistas de várias localidades do País, principalmente do Estado de São Paulo. Além disso, durante todo o ano, são feitas apresentações em festivais de outros municípios.

Por esses motivos, de acordo com o secretário do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, Lucas Cândido de Oliveira, o evento é muito importante para a comunidade. “Assim, (com o tombamento) haverá uma proteção e maior destaque em nível estadual”, afirma Lucas, salientando que a tradição poderia acabar um dia, caso a providência não fosse tomada. A festa é realizada anualmente e tem início no dia 26 de dezembro e término dia 30 do mesmo mês.

Concurso deve criar projeto para Centro Cultural

Um concurso está sendo organizado pela Prefeitura e Associação dos Congadeiros de São Sebastião do Paraíso para a criação de um projeto de construção do Centro de Tradição Cultural. A intenção é que participem engenheiros e arquitetos. Essa é uma necessidade para a busca de recursos junto aos governos Federal e Estadual, para a construção de um lugar apropriado para abrigar as festas populares do município, como a Congada e o carnaval.