Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Festa de Congada e Moçambique viram Patrimônio Cultural Imaterial de São Sebastião do Paraíso

13/10/2010 - 12:00

          A festa de Congada e Moçambique, realizada em São Sebastião do Paraíso, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do município. O tombamento foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural em reunião extraordinária, realizada na semana passada.

 

          As discussões começaram em abril do ano passado, quando o Conselho viu a necessidade de se manter a festa, realizada em Paraíso há séculos, com origem afrodescendente. No município, as Congadas vêm mantendo sua tradição e atualmente são vistas por turistas de várias localidades do País, principalmente do Estado de São Paulo. Além disso, durante todo o ano, são feitas apresentações em festivais de outros municípios.

 

          Por esses motivos, de acordo com o secretário do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, Lucas Cândido de Oliveira, o evento é muito importante para a comunidade. “Assim, (com o tombamento) haverá uma proteção e maior destaque em nível estadual”, afirma Lucas, salientando que a tradição poderia acabar um dia, caso a providência não fosse tomada. A festa é realizada anualmente e tem início no dia 26 de dezembro e término dia 30 do mesmo mês.

 

Concurso deve criar projeto para Centro Cultural
 

 

          Um concurso está sendo organizado pela Prefeitura e Associação dos Congadeiros de São Sebastião do Paraíso para a criação de um projeto de construção do Centro de Tradição Cultural. A intenção é que participem engenheiros e arquitetos. Essa é uma necessidade para a busca de recursos junto aos governos Federal e Estadual, para a construção de um lugar apropriado para abrigar as festas populares do município, como a Congada e o carnaval.

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.