Entidades promovem Workshop sobre mídias digitais

30/11/2021 - 10:00

Dando sequência à sua agenda de eventos, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – Consórcio AMEG e o SEBRAE/MG realizam na manhã desta quarta-feira (1º) um Workshop abordando “Estratégias para Mídias Digitais no setor público”. O evento será presencial e acontece a partir das 08h30 na sede da associação em Passos, à Rua Benedita da Silveira Maia, 144. Participam do encontro prefeitos, chefes de comunicação, chefes de gabinete, assessores de imprensa e gestores de redes sociais das prefeituras consorciadas. Para garantir a segurança sanitária no local o evento contará com a participação máxima de 50 pessoas e será obrigatório o uso de máscaras e álcool gel.

Para a analista técnica do Sebrae, Karina Rocha, o evento é uma oportunidade, principalmente para as administrações municipais que tem nas mídias digitais seus principais canais de comunicação. “Esses vinte meses de pandemia nos mostram o quanto as mídias digitais, em especial os sites oficiais, o Facebook e o Youtube, se fixaram como os principais canais de comunicação ligando cidadãos e administrações públicas municipais. Publicação de Decretos, comunicados sobre restrições em espaços públicos, calendários e locais de vacinação, locais de testagem, tudo foi colocado em tempo hábil para informar às pessoas com assertividade e correção. O alcance deste tipo de comunicação e os resultados são muito bons em geral. Como todos os municípios estão se mobilizando para a retomada das atividades, não há melhor momento para se pensar em estratégias para a consolidação do uso das mídias digitais no setor público”, explica.

Mídia digital é todo conteúdo ou veículo de comunicação que se baseia na internet e a utiliza como meio de distribuição. Portanto, ao contrário da mídia analógica (também conhecida como mídia tradicional ou mídia offline), a mídia digital oferece a possibilidade de feedback por parte do receptor em tempo real. São consideradas mídias digitais os canais de comunicação online como sites, blogs e redes sociais. Como exemplos consolidados, destacam-se o YouTube, o Facebook e o Instagram.

O workshop será conduzido pelo consultor Ian Rocha Fernandes e mostrará o que são e quais as principais mídias sociais, princípios para a produção e publicação de conteúdo, além de tráfego, entrega e anúncios em mídias digitais. O objetivo do evento é apresentar algumas ferramentas que podem ajudar a construir uma presença digital forte para a administração pública e também para destacar a necessidade de desenvolvimento de habilidades para gerenciar estrategicamente as mídias sociais de cada município.