Entidades promovem Curso de Arborização Urbana

06/06/2017 - 08:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG, a EMATER/MG e a Prefeitura de Passos promovem nesta quarta e quinta-feira (07 e 08) o Curso Arborização Urbana. O evento acontece na sede da associação em Passos e tem como público-alvo os Secretários Municipais de Meio Ambiente, Obras, Planejamento e Educação. Também devem participar técnicos responsáveis pelo plantio e manutenção de árvores nos municípios.

Conforme os organizadores a programação do primeiro dia começa às 09h e se encerra às 17h30, na sede da AMEG. Serão apresentadas questões como as funções da arborização urbana, planejamento da arborização urbana, espécies indicadas e produção de mudas. Também serão abordadas as formas de manutenção da arborização, a poda racional e o Código de Arborização Urbana.

No segundo dia de curso as atividades serão práticas. Serão apresentadas formas de arborização urbana e técnicas de produção de mudas.

Para o prefeito de Piumhi e presidente da AMEG, Adeberto José de Melo, o Deco, este curso é uma oportunidade de atualização quanto às melhores práticas de arborização para os municípios. "Saber exatamente quais espécies são as mais adequadas, em que época plantar e de que forma plantar pode significar o sucesso ou o fracasso num processo de arborização. Muitas vezes os cidadãos querem colaborar com o plantio de uma muda e a manutenção de uma árvore, mas, se a escolha da espécie for equivocada restará mais prejuízo do que ganhos, por exemplo, com a quebra de uma calçada, uma fiação elétrica danificada ou a rede de água ou esgoto atingida. Por isso esse curso é tão bem vindo", considera Deco.

O facilitador do curso será o Engenheiro Florestal Antônio Henrique Pereira, coordenador técnico regional de Meio Ambiente da EMATER/Regional de Alfenas. O curso é gratuito.