Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

Convidados confirmam presença no seminário das águas em Capitólio

05/06/2015 - 12:00

O seminário “Águas de Minas, Água Para Todos” está com sua pauta pronta e a maioria dos convidados já confirmam suas presenças. O evento vai acontecer dia 12 de junho, em Capitólio, no Clube Campestre Escarpas do Lago, das 8:00h às 15:30h e tem como objetivo principal propor a melhoria na produção de água nas regiões do Médio Rio Grande e do Lago de Furnas. Duas instituições se uniram para levar o projeto em frente, a Ameg e a Alago, ambas estão situadas nesta região.

 

          Foram distribuídos mil folders-convite, disparados e-mails, todos direcionados às lideranças ligadas ao interesse na produção de água, como prefeituras, câmaras de vereadores, sindicatos rurais, geradoras de energia, empresas de saneamento básico, organizações ambientais, procuradorias do meio ambiente, entre outras. “A intenção é mobilizar todos que podem contribuir para a produção de água, no sentido de encontrar caminhos para a superação da crise hídrica, apresentando projeto elaborado para este fim e, a partir daí, termos o compromisso conjunto de sua implantação em toda região”, diz o prefeito de Capitólio e presidente da AMEG, Dr. José Eduardo Vallory.

 

          O credenciamento está marcado para iniciar às 8:00h e abertura às 8:30h. A programação contará a apresentação de boas experiências na produção de águas, como o Projeto “Cultivando Água Boa” de Itaipu (PR), que contará com a exposição do Diretor de Coordenação de Meio Ambiente da usina, Nelton Friedrisch, que implantou na região da usina de Itaipu um projeto de resgate de nascentes e de desenvolvimento sustentável, que contempla 23 projetos e 65 ações envolvendo os municípios vizinhos ao lago formado pela binacional de energia elétrica.

 

          Em seguida será a vez da apresentação do Projeto “Conservador de Águas” implantado em Extrema (MG) e que será abordado pelo Secretário de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Henrique Pereira, responsável pelo sucesso da iniciativa e que tem como principal característica o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) prestados, que significa que o produtor que aderiu ao cercamento das nascentes recebe em espécie pelo fato de proteger a mina e permitir a produção de água.

 

          Ewandro Andrade Moreira, da Agência Nacional de Águas, especialista em recursos hídricos e da coordenação de implementação de projetos indutores vai mostrar o programa “Produtor de Águas”, desenvolvido pela ANA.

 

          Da região da Ameg e Alago, o técnico Alípio Martins Filho vai expor a experiência vivida por ele como secretário executivo do Consórcio Intermunicipal para Recuperação dos Rios São João e Santana que se estabeleceu entre os anos de 1999 e 2009.

 

Circulo de Debate

 

          Os trabalhos do período da tarde serão retomados com a apresentação do Programa “Águas de Minas, Água para Todos”, baseado em experiências exitosas e construído a múltiplas mãos pelos membros do Grupo de Trabalho que conta com representantes da AMEG, da ALAGO, da EMATER/MG e técnicos voluntários. A Coordenadora Técnica Regional da EMATER, Alice Soares, fará a apresentação do Programa que subsidiará toda a discussão da mesa de debate e participantes do auditório.

         

          A mesa será formada a partir das 13:30h e será coordenada pelos prefeitos Dr. José Eduardo Terra Vallory (Capitólio) e Marcos Memento (Nepomuceno), presidentes da Ameg e Alago, respectivamente. Participam também o deputado federal Odair Cunha, Secretário de Estado de Governo de Minas, juntamente com o secretário de Estado de Meio Ambiente, deputado estadual Luiz Sávio de Souza Cruz. Ainda do primeiro escalão do governo de Minas marca presença o secretário de Estado de Agricultura João Cruz Reis Filho.

 

         Também comporão o debate João Bosco Senra, diretor de operação da Copasa; engenheiro ambiental Rafael Augusto Fiorine, da Cemig; Engenheiro Quimíco, Cássio Botelho Pereira Soares, da Superintendência de Gestão Ambiental e Fundiária, de Furnas; Dr. Bergson Cardoso Guimarães, do Ministério Público Estadual, da coordenadoria Regional das Promotorias do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande e pela Emater participa o Diretor Técnico João Silveira d’Angelis Filho.

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.