Consórcio AMEG recebe recursos para castrar 10.800 animais

17/09/2021 - 11:00

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – CONSÓRCIO AMEG, recebeu recursos da ordem de R$ 600.000,00 para a realização de esterilização de 9.610 cães e 1.220 gatos nos 22 municípios que compõem o território da autarquia. Os recursos são o resultado da indicação de emenda parlamentar do Deputado Estadual Osvaldo Lopes ao orçamento do Governo do Estado de Minas Gerais via Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD/MG.

Os recursos da emenda serão destinados ao Programa Regional de Defesa da Vida Animal (PRODEVIDA) que foi idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna – CEDEF com a colaboração de consórcios públicos mineiros. Além dos recursos da emeda parlamentar o Ministério Público de Minas Gerais, através do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (FUNEMP) também destinará recursos ao projeto que será executado em todas as regiões do estado. Desse fundo serão destinados à região da AMEG R$ 577.972,00 para a compra de materiais e medicamentos para a realização das 10.800 cirurgias.

Pelo grande volume de cirurgias a serem realizadas até o final de 2022, o Consórcio AMEG busca a ampliação da capacidade de realizar as cirurgias em seus municípios. Conforme o responsável técnico, o médico veterinário Cláudio Leal Soares, além do Castramóvel AMEG, veículo adquirido com recursos de emenda do Deputado Cássio Soares, a associação está buscando outros caminhos para conseguir atender toda a demanda o mais breve possível. “Pelo grande volume de castrações, além do nosso furgão Castramóvel, também abriremos o credenciamento de clínicas particulares para a execução das cirurgias e já estamos trabalhando em um processo para a compra de um novo veículo com capacidade de execução de até três cirurgias simultâneas, o que acreditamos, nos permitirá atingir as metas do Prodevida”, explica.

A AMEG vem realizando cirurgias em seus municípios desde dezembro de 2019. Apesar da pandemia de COVID-19 o projeto foi mantido e com todos os cuidados e cumprimento de protocolos de segurança sanitária tem levado o benefício à população da região. Já foram realizados mais de 1.300 atendimentos nos municípios de Passos, Piumhi, Capitólio, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Cássia, Pratápolis, Capetinga e Carmo do Rio Claro com recursos da AMEG e dos associados.

Além das cirurgias de castrações o projeto executado pela AMEG também prevê, paralelamente, a realização de um programa de educação ambiental e guarda responsável. Conforme a coordenação do programa, todos os tutores de animais de companhia que tiverem a intenção de submeter seus pets à esterilização, deverão participar de palestras nos dias de procedimentos, com temas como “O que é Guarda responsável e como exercê-la?”, “Bem estar animal”, “Maus tratos a animais”, “Por que castrar seu animal?”, “Adoção x Compra de Animais” e “Zoonoses e Saúde Pública”.

“Nós agradecemos em especial a indicação de emenda do Cássio Soares para a compra do Castramóvel da AMEG que vem ajudando os municípios no controle da população de cães e gatos. Agradecemos também o Deputado Osvaldo Lopes pela emenda de R$ 600 mil para a contratação de médicos veterinários e clínicas, e, não podemos esquecer de agradecer também à Coordenadora Estadual de Proteção à Fauna, a promotora Dra. Luciana Imaculada de Paula pelo empenho e pela defesa da causa animal além da destinação dos R$ 577.972,00 do Funemp ao nosso projeto regional. Por último, agradecemos a intervenção do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes junto ao governo do estado para a liberação dos recursos via SEMAD. A união dos esforços de todos vai nos ajudar a diminuir a quantidade de animais de rua que causam grandes transtornos e prejuízos aos municípios”, finaliza o prefeito de São José da Barra e presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira.