Conferência Intermunicipal discute políticas públicas de juventude

25/09/2013 - 10:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e quatorze dos seus municípios associados promovem nesta sexta-feira (27), a partir das 08h a I Conferência Intermunicipal de Políticas Públicas de Juventude da Microrregião do Médio Rio Grande. O evento, que é parte integrante da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, será realizado no Salão Social do Clube Campestre Escarpas do Lago no município de Capitólio.

Convocada pelo prefeito do município de Capitólio/MG através do Decreto Municipal nº. 172 de 22 de julho de 2013, esta etapa tem, entre outros objetivos, fortalecer a relação entre o Estado e a Sociedade Civil, para uma maior efetividade na formulação, execução e fiscalização da Política Estadual de Juventude; promover, qualificar e garantir a participação da sociedade, em especial dos jovens, na formulação e na fiscalização das políticas Públicas de Juventude; e, divulgar e debater os parâmetros e as diretrizes da Política Estadual e Nacional de Juventude.

Participam da conferência os municípios de Capitólio, Carmo do Rio Claro, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. A participação é livre e deve contar com a participação da Sociedade Civil Organizada e do Poder Público, devendo proporcionar a diversidade de representação de todos os segmentos da sociedade brasileira, em especial da juventude e suas organizações.

Com o lema “Juventude para a cidadania”, a conferência desenvolverá os seus trabalhos tomando como referência os temas Mercado de Trabalho, Educação, Vida Saudável e Política sobre Drogas, Cultura e Conexão, Segurança, Sexualidade, Respeito às Diferenças, Direito de se Associar, Diálogo com o Governo e Objetivos do Milênio.

A primeira palestra com o tema “Quatro passos para a Política Pública de Juventude em Minas Gerais” será proferida por Gabriel Souza Marques de Azevedo, que é Subsecretário da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude do Estado de Minas Gerais - SEEJ.

Para falar sobre “Os Objetivos do Milênio” a conferência contará com a Articuladora da Região Sudeste do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e da Coordenação do Núcleo Estadual Nós Podemos Minas Gerais em prol dos ODM no Brasil, Girlene Galgani Reis. A programação da manhã será encerrada com uma mesa de debates e uma apresentação cultural.

O período da tarde será dedicado aos trabalhos em grupo coordenados por moderadores para discussão dos temas, elaboração de propostas e sugestões de meios para implementá-las. Em seguida os participantes se reunirão na Plenária Final para votação das propostas a serem encaminhadas para a Etapa Estadual momento em que também elegerão seus delegados, por município, que participarão da Etapa Estadual. O evento será encerrado às 17h com uma apresentação cultural.