Castramóvel inicia castrações em Claraval

18/07/2022 - 16:00

A unidade 01 do castramóvel da AMEG está desde o último dia 11 de julho na cidade de Claraval para a realização de 292 cirurgias de castrações, sendo 246 cães e 46 gatos. O veículo está localizado na garagem da prefeitura e a previsão é de ficar na cidade até o dia 02 de agosto. Antes, a van passou pelos municípios de Alpinópolis e Itaú de Minas onde em parceria com clínicas credenciadas foram realizadas 347 esterilizações.

Com o desafio de castrar 10.178 animais até o dia 31 de dezembro deste ano em todas as cidades que integram o consórcio, a AMEG além de adquirir um segundo veículo - um trailer com capacidade para até duas cirurgias simultâneas - cadastrou médicos e clínicas veterinárias para acelerar o programa de castrações.

Até o momento, conforme último balanço do castrômetro - ferramenta criada para o acompanhamento da população da realização das cirurgias - 2.895 animais passaram pelo procedimento cirúrgico, o que equivale a 28,44% da meta traçada para 2022, restando ainda 7.823 cirurgias a serem realizadas.

A unidade 02 do castramóvel entrou em operação na cidade de Capitólio, onde foram realizadas 211 castrações. No final de semana o veículo retornou para a garagem da AMEG em Passos e nos próximos dias será disponibilizada para a prefeitura realizar 2.084 esterilizações nos próximos três meses em pontos estratégicos da cidade.

Para o presidente da AMEG e prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Cardoso Carielo, este programa do Castramóvel é a forma mais eficiente e correta de fazer o controle populacional de cães e gatos. “Além de castrarmos os animais de rua e de pessoas sem condições financeiras de fazê-lo, a AMEG também trabalha junto à população com a questão da adoção consciente. É preciso conscientizarmos as pessoas que abandono também é uma forma de maus tratos e isso é crime!”, destacou o prefeito.

Importante lembrar que o cronograma de castrações pode sofrer alterações e que a AMEG não faz o cadastro dos animais que passarão pelo procedimento, cabendo às prefeituras das cidades organizarem os mutirões.

Castrômetro com dados atualizados até o dia 18 de julho