Castramóvel da AMEG se aproxima das 3 mil castrações

07/07/2022 - 14:40

O castramóvel da AMEG - Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - se aproxima das 3 mil castrações só neste ano de 2022. É o que mostra os números do castrômetro, boletim criado para facilitar o acompanhamento por parte da população do andamento do programa.

Conforme último boletim atualizado na segunda-feira (4), foram realizadas 2.838 cirurgias, o equivalente a 28% das das 10.178 cirurgias planejadas para 2022. O programa já passou por 12 municípios da região, sendo eles: de São José da Barra, Ibiraci, Guapé, São Tomás de Aquino, São Roque de Minas, Fortaleza de Minas, Cássia, Pratápolis, Piumhi, Alpinópolis, Itaú de Minas e Capitólio.

Atualmente a unidade 1, comprada com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares, está no município de Alpinópolis e entre os dias 8, 9 e 10 de julho ficará na cidade de Itaú de Minas para conclusão das cirurgias e na segunda-feira (11), estará à disposição do município de Claraval onde estão programadas outras 292 castrações.

Já a unidade 02, adquirida recentemente com recursos próprios da AMEG, está na cidade de Capitólio e ao concluir as castrações programadas para aquele município será deslocada para Passos onde estão programadas 2.084 castrações.

“O programa Castramóvel da AMEG é a forma correta de fazer o controle populacional de cães e gatos nos municípios da nossa microrregião, e não é apenas castrar, nosso objetivo é estimular a adoção consciente e conscientizar a população que o abandono e maus tratos é crime”, destacou o presidente da AMEG, Filipe Carielo, prefeito de Carmo do Rio Claro.

Além das duas unidades móveis, a AMEG também credenciou médicos e clínicas veterinárias em diversos municípios, o que vem ampliando o ritmo das castrações e permitirá que a meta seja alcançada até o final do ano.

Esta ampliação do programa foi viabilizada através de R$ 600 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Osvaldo Lopes e outros R$ 600 mil doado pelo Ministério Público por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna.

É importante salientar que a AMEG não faz o cadastro dos animais que serão submetidos a castração nem escolhe o local onde os veículos ficarão estacionados. É de competência dos municípios cadastrar os animais e informar os locais de castrações.

Castrômetro da AMEG é atualizado semanalmente para facilitar acompanhamento. Fonte/Ascom-AMEG