Castramóvel da AMEG realizou 1.375 castrações de cães e gatos em São Sebastião do Paraíso

26/10/2023 - 09:21

O projeto Castramóvel da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) atingiu em apenas 37 dias no município de São Sebastião do Paraíso, a marca de 1.375 das 1.469 castrações de cães e gatos programadas para o município. A última escala do trailer foi no Distrito da Guardinha, onde 64 animais foram esterilizados.

Inicialmente, a previsão era que o veículo permaneceria na cidade até 21 de novembro para atingir sua meta de 1.469 castrações. No entanto, graças ao apoio da prefeitura e ao engajamento da comunidade, as cirurgias foram realizadas em tempo recorde. O resultado foi tão eficiente, que não foi possível localizar os últimos 94 animais para castração, dando a entender que toda a população pet da cidade já foi atendida pelo programa, inclusive os animais em situação de rua.

Agora, o Departamento de Controle Populacional de Cães e Gatos da AMEG deve programar nova data para conclusão das 94 cirurgias restantes no município. Atualmente, a Van do Castramóvel está na cidade de Capitólio, onde permanecerá até 10 de novembro antes de seguir para os municípios de Pimenta e Córrego Fundo. Enquanto isso, o trailer seguirá para São João Batista do Glória e Fortaleza de Minas nos próximos dias, antes de iniciar uma nova rodada de castrações na cidade de Passos a partir da última quinzena de novembro.

De acordo com a coordenação do Programa Castramóvel da AMEG, já foram realizadas 9.912 castrações, o que equivale a 92,48% das 10.718 cirurgias programadas até fevereiro de 2024, conforme o convênio estabelecido com o Ministério Público.

Este sucesso demonstra a importância da colaboração entre municípios e a participação ativa da comunidade na promoção do bem-estar animal e no controle populacional de cães e gatos. A AMEG continua a se destacar na busca por soluções em conjunto, agilidade, economia de recursos e troca constante de experiências em prol do desenvolvimento regional.