Castramóvel chega a Fortaleza de Minas

13/04/2022 - 17:30

Teve início nesta terça-feira (12), no município de Fortaleza de Minas, mais uma etapa do programa castramóvel. Desenvolvido pela Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), a meta para 2022 é castrar 10.178 animais.

Nesta cidade, segundo a coordenação do programa, a meta é promover a castração de 178 cães e 26 gatos, totalizando 204 cirurgias. Os animais, segundo a prefeitura local, já foram previamente cadastrados através do município e das ONG´s de proteção aos animais.

Sem custo algum para a população, as cirurgias são realizadas em uma VAN adaptada com um centro cirúrgico. Para realizar todas as cirurgias previstas para 2022, a AMEG conta com recursos oriundos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais para aquisição de medicamentos e demais materiais de consumo e ainda recursos de emenda parlamentar encaminhada pelo Deputado Estadual Oswaldo Lopes para custeio de mão de obra.

Até o momento, o programa já castrou cerca de 2 mil animais na área da AMEG. Antes de chegar em Fortaleza de Minas, a unidade 01 do castramóvel esteve entre os dias 24/3 a 10/4 na cidade de São Roque de Minas.

Saiba Mais

Para garantir agilidade nos procedimentos e cumprir a meta estabelecida, a AMEG adquiriu no início deste ano a unidade 02 do castramóvel. Trata-se de um trailer adaptado para até duas cirurgias simultâneas que deverá ser colocado em operação nos próximos dias.

Além disso, médicos veterinários e clínicas veterinárias das cidades que compõem a AMEG podem se cadastrar para atuarem no projeto castramóvel nas próprias clínicas. Interessados podem acessar o edital de licitação no site da AMEG. Após Fortaleza de Minas, o castramóvel seguirá para as cidades de Claraval e Capitólio.