Castramóvel AMEG realiza castrações em Cássia

21/08/2021 - 08:00

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – CONSÓRCIO AMEG, através de sua unidade móvel de castrações e também através de uma clínica privada credenciada, realizam a partir desta semana no município de Cássia/MG castrações de cães e gatos dentro do Programa Regional de Defesa da Vida Animal - PRODEVIDA.

O programa foi idealizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais – CEDEF com a colaboração de consórcios públicos mineiros. Além dos recursos da emenda parlamentar do Deputado Estadual Osvaldo Lopes no valor de R$ 600.000,00 que serão usados para a contratação de profissionais e clínicas veterinárias, o Ministério Público de Minas Gerais, através do Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - FUNEMP também destinou recursos ao projeto que será executado em todas as regiões do estado. Desse fundo foram destinados à região da AMEG R$ 577.972,00 para a compra de materiais e medicamentos para a realização de 10.830 cirurgias.

A previsão é que se castre em Cássia 416 cães e 50 gatos totalizando 466 cirurgias. No município a programação busca atender tanto o público morador da zona urbana quanto da zona rural. O coordenador geral do projeto e secretário executivo do Consórcio AMEG, Henrique Rodarte, explica que haverá um rodízio na disponibilidade do Castramóvel para atender todos os municípios. “Nós temos um cronograma que nos permitirá atender todos os municípios de forma proporcional. Em algumas localidades, em função do rateio do número de cirurgias, receberá um volume maior, por isso o Castramóvel comparecerá em datas diferentes, permitindo a presença em todos os municípios em um espaço menor de tempo”, explica.

O responsável técnico do projeto, o médico veterinário Cláudio Leal Soares, esclarece que cada município terá autonomia para organizar sua lista de atendimentos. “Nós temos critérios como a baixa renda dos tutores, animais em lares temporários, animais semi-domiciliados, entre outros, que devem ser seguidos. Em alguns municípios as Ong’s protetoras de animais tem sido parceiras no fornecimento de listas de prioridades considerando esses critérios que citamos anteriormente”, comenta.

A empresa credenciada que executará as cirurgias no perímetro urbano em Cássia será a Clínica Veterinária Santa Rita. Já os atendimentos na zona rural começarão na Região do Itambé e acontecerão na Unidade Móvel de Castração – Castramóvel AMEG, veículo que foi adquirido com recursos de emenda do Deputado Cássio Soares.

Além das cirurgias de castração o projeto executado pela AMEG também prevê, paralelamente, a realização de um programa de educação ambiental e guarda responsável. Conforme a coordenação do programa, todos os tutores de animais de companhia que tiverem a intenção de submeter seus pets à esterilização, deverão participar de palestras nos dias de procedimentos, com temas como “O que é Guarda responsável e como exercê-la?”, “Bem estar animal”, “Maus tratos a animais”, “Por que castrar seu animal?”, “Adoção x Compra de Animais” e “Zoonoses e Saúde Pública”.