Câmara técnica de Desenvolvimento Rural detalha funcionamento do SIMC

21/07/2022 - 16:00

Representantes de várias cidades da região participaram na última terça-feira (19), de uma Capacitação de Agricultores em Agroindústria de Pequeno Porte na sede da AMEG em Passos promovido pela Emater em parceria com o IMA, SEE/MG e SEAPA/MG. O evento foi realizado em conjunto com a Câmara Técnica de Desenvolvimento Rural da AMEG.

Durante o encontro os presentes receberam orientações sobre legislação, procedimentos para regularização de produtos de origem animal com a médica veterinária e fiscal Agropecuária do IMA, a veterinária Virgínia Leite Coelho Ferreira de Pádua.

Em seguida, a representante da Superintendência Regional de Saúde de Passos, Suellen Canela, orientou os produtores quanto à legislação e procedimentos para regularização de produtos de origem vegetal.

Após o almoço, o médico veterinário da AMEG, Claudio Leal Soares, Chefe do Departamento de Controle e Inspeção Animal da AMEG, falou aos presentes sobre o serviço recém implantado pelo Consórcio Público, o SIMC - Serviço de Inspeção Municipal Consorciado - que poderão em breve comercializar seus produtos de origem animal, em qualquer estabelecimento comercial das 22 cidades associadas ao Consórcio AMEG, que tem um público consumidor regional estimado em 400 mil habitantes, conforme dados do IBGE.

Segundo o presidente da AMEG, o prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, “tão logo o SIMC da AMEG seja reconhecido pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nossos produtores terão mais facilidades para comercializarem seus produtos em qualquer estabelecimento comercial da área da AMEG e depois de três anos de funcionamento do SIMC obtendo a equivalência de serviço de inspeção federal, poderemos comercializar nossos produtos em todo o Brasil”, completou.

A próxima Câmara Técnica de Desenvolvimento Rural da AMEG está programada para acontecer no dia 29 de novembro.