Câmara Técnica de Assistência Social se reúne na AMEG

11/04/2013 - 10:00

Secretários municipais de dez municípios da região encontraram-se nesta quinta-feira (11) na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG, para a realização da 1ª Reunião da Câmara Técnica de Assistência Social Gestão 2013/2016. O encontro contou com a presença de 16 representantes dos municípios de Capetinga, Capitólio, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

A reunião teve, dentre outros assuntos, a discussão em torno da criação de uma agenda para as atividades futuras da câmara técnica. Na ocasião os presentes participaram de uma dinâmica de grupo em que foram apresentados os nomes, cargos, dificuldades de cada município, pontos fortes e fracos, entre outros.

Um assunto também discutido no encontro foi a necessidade de capacitação e qualificação dos membros dos diversos conselhos municipais. De acordo com os presentes é importante que todo conselheiro esteja bem preparado para tomar parte em decisões que são determinantes para o desenvolvimento do município, citando como exemplos os conselhos municipais de Assistência Social e o de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ainda no campo da capacitação, também foi colocada a necessidade de atualização dos agentes técnicos que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS. Neste caso, a proximidade com a comunidade, os novos desafios, dificuldades pontuais foram os pontos assinalados como barreiras a serem vencidas.

Do mesmo modo como ocorre com a Câmara Técnica de Educação, a de Assistência Social é um caminho encontrado pelos gestores para a ampliação do debate acerca do desenvolvimento social nos municípios da Microrregião do Médio Rio Grande. Conforme os coordenadores, a câmara técnica é o espaço onde as trocas de experiências, a exposição de problemas e a busca e propostas de soluções são sempre a tônica dos encontros, pois, os problemas geralmente são comuns.

Neste encontro ficou definido que as reuniões da câmara técnica serão realizadas em toda segunda quinta-feira do mês às 09 horas da manhã.