Câmara Técnica da AMEG propõe diagnóstico para a Cultura

26/02/2021 - 15:30

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG retomou na última quinta-feira (25) os trabalhos através das Câmaras Técnicas. O encontro virtual aconteceu no período da manhã e envolveu gestores municipais de cultura de 17 municípios e a participação da consultora Cláudia Morais e a empresa de consultoria Pro-Arte.

Criadas em 2010, as Câmaras Técnicas da AMEG funcionam como um fórum de discussão entre os gestores municipais de pastas como a Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Meio Ambiente, Esportes, entre outras. Dificuldades, soluções e necessidades são compartilhadas entre os participantes e isto tem resultado numa interação positiva que tem resultado em providências práticas para os municípios da região. Cursos, Capacitações, Fóruns, adoção ou não de dispositivos legais são apenas alguns dos encaminhamentos realizados pela associação e os seus associados a partir de deliberações das câmaras técnicas.

No caso específico da Câmara Técnica de Cultura, por contar com novos gestores que ainda não conheciam os trabalhos em desenvolvimento na associação, foi realizada uma apresentação do trabalho realizado nos últimos anos e em seguida foi feita a intervenção da consultora Cláudia Morais da empresa Pro-Arte. Em pauta, a estrutura administrativa municipal e a necessidades de mudanças para o setor cultural. Também foi abordada a questão da finalização da Lei Aldir Blanc – prestação de contas junto a Secretaria Especial de Cultura. Outro assunto discutido durante o encontro foi a explicação da cartilha de orientações da SECULT-MG de maneira mais direta e linguagem simplificada.

“Os temas discutidos na reunião irão possibilitar acesso dos gestores aos programas de fortalecimento das políticas públicas culturais, investimentos e capacitações que serão essenciais para a transformação das cidades. As manifestações culturais e artísticas presentes na região são imensuráveis. É urgente alavancar ações de preservação e de incentivo deste rico acervo. Neste sentido, a Câmara Técnica de Cultura da AMEG assume um papel relevante, apoiando a direção não só das políticas públicas, mas também no estímulo às criações de redes colaborativas nos territórios”, declarou a Chefe do Setor de Cultura e Turismo de São José da Barra, Lorraine Oliveira Nunez.

O diretor do Departamento de Cultura de Piumhi, Thiago Júnio Santos Augusto, novato na Câmara Técnica de Cultura, disse que ficou muito feliz e satisfeito em poder participar. “Nós aqui do Departamento de Cultura de Piumhi só temos a agradecer à AMEG pelo trabalho realizado na câmara técnica, principalmente para nós que estamos em mandatos novos e temos a necessidade de um auxílio como esse que é oferecido pela associação. Isso tudo, essa parceria entre os municípios e entidade, não tenho dúvida, vai nos ajudar a proporcionar políticas públicas de qualidade para a nossa população”, comenta o gestor.

O encontro online foi finalizado com a proposta e aprovação da realização de uma pesquisa para consolidar um diagnóstico da gestão cultural dos 22 municípios da Microrregião do Médio Rio Grande a fim de facilitar o planejamento de ações específicas da AMEG para que num futuro próximo sejam organizados cursos de formação, atividades coletivas de atuação para colaborar na melhoria da gestão municipal de cultura e ainda a implantação das políticas de cultura.