Assembleia da AMEG reúne prefeitos e representantes de consórcios regionais
A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) realizou nesta quinta-feira, 25 de abril, a Ducentésima Primeira Assembleia Ordinária Geral, reunindo os prefeitos dos 24 municípios consorciados, além de representantes de consórcios parceiros da região. O encontro abordou temas administrativos, ações institucionais em andamento e propostas de valorização funcional no âmbito da gestão pública regional.
A reunião foi conduzida pelo presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, que apresentou os informes gerais da presidência, destacando as principais ações administrativas e estratégicas em curso. Também participaram o presidente da ALAGO (Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Grande) e prefeito de Capitólio, Cristiano Silva e representando o prefeito de Guaxupé e presidente da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana) Jarbas Corrêa Filho, participou o Secretário Executivo da associação, Marco Antonio Godoy.
O encontro proporcionou a troca de experiências entre os gestores e o alinhamento de estratégias para o aprimoramento das políticas públicas regionais, reforçando a importância dos consórcios como instrumentos eficientes de governança e gestão pública.
Um dos destaques da assembleia foi a apresentação de uma inovação implantada em São Sebastião do Paraíso: um sistema digital para processos licitatórios, desenvolvido pela empresa Global Software de Informação. A ferramenta, apresentada por Marco Antônio Mosquetti da Silva, gerente de Compras e Licitações da prefeitura, utiliza inteligência artificial para gerar documentos e gerenciar todas as fases dos processos de licitação, trazendo mais agilidade, segurança e eficiência às equipes municipais. Marcelo, colocou sua equipe de licitações e tecnologia à disposição dos representantes dos demais municípios para conferir inloco ou através de reuniões online o funcionamento do sistema e tirar todas as dúvidas que tiverem caso tenham interesse em adotar o método exitoso desenvolvido por São Sebastião do Paraíso.
"Queremos compartilhar com todos esta prática de gestão que implantamos em São Sebastião do Paraíso, que ganha tempo e agilidade nos processos licitatórios. Acreditamos que é um ganho enorme para as administrações municipais", ressaltou Marcelo Morais. Segundo o presidente, a administração pública tem que buscar constantemente melhorar o serviço prestado à comunidade. "Se não estivermos focados em resolver os problemas da municipalidade, quem perde é o cidadão. Quanto mais rápido e menos burocrático o processo, mais rápido o serviço chega à população."
O encontro contou com a participação de cerca de 140 pessoas, incluindo prefeitos, servidores da área de licitação e representantes de municípios das microrregiões da AMEG, ALAGO e AMOG, além de convidados de Andradas, Três Corações, Silvianópolis, Albertina, Areado, Perdões, Congonhal, Varginha, Campanha, Alfenas, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Monsenhor Paulo e Baependi.
A assembleia reforçou a importância da articulação entre os consórcios públicos como estratégia de gestão eficiente, capaz de promover economia de recursos, agilidade na execução das políticas públicas e soluções compartilhadas para atender de forma mais ampla às demandas da população regional.