Após unificação com o CICANASTRA, AMEG alcança 25 municípios
Representantes dos municípios que integram o Consórcio AMEG decidiram durante a 33a. Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede da associação em Passos, na última terça-feira (5), dar prosseguimento ao processo de unificação dos Consórcios AMEG e CICANASTRA.
Fundada em 30 de novembro de 1.984, a Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) foi uma das 41 microrregionais criadas em todo o território mineiro como forma de lutar pelo desenvolvimento regional de forma igualitária. Dentro da área de abrangência da AMEG, 22 municípios ficaram ligados à associação.
Em 2019, em atendimento a nova legislação federal, que dava maior autonomia para os consórcios públicos através da lei 11.107/05, a AMEG deu início a transição para Consórcio Público, processo este efetivado em janeiro de 2023, o que permitiu à AMEG agora com a chancela de consórcio público, realizar diversos projetos e serviços para os municípios, como licitações em conjunto, serviços de inspeção municipal, entre outros.
Após atingir a cota prevista de 22 municípios associados sob a gestão do presidente da AMEG e prefeito de Passos, Diego Oliveira, outros dois municípios da região sul de Minas (Ilicínea e Córrego Fundo) também solicitaram seu ingresso ao consórcio, chegando a 24 municípios. E agora com a unificação, este número chegará a 25 com o ingresso de Medeiros.
Já o Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande (CICANASTRA), foi criado em 2009 com o principal objetivo de auxiliar os municípios na gestão de resíduos sólidos além do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal, o que permitiu aos produtores comercializarem seus produtos nas cidades associadas.
Agora, a AMEG se fortalece ainda mais com a unificação com o CICANASTRA. Dentre as principais vantagens dessa união, está a economia para os cofres das prefeituras e a possibilidade de ampliação de negócios entre produtores de toda a região, que poderão comercializar seus produtos de origem animal nos 25 municípios consorciados.
Esta unificação permitirá a AMEG prestar serviço aos municípios com maior agilidade, podendo contar com a expertise dos técnicos do CICANASTRA no Serviço de Inspeção de Municipal - SIM - e na ampliação da frota da patrulha motomecanizada.
Com a unificação, a AMEG passa a contar com um escritório regional na cidade de Piumhi, onde os colaboradores do CICANASTRA continuarão prestando serviço a todos os 25 municípios da região.