AMEG sedia edição da AMM nas Micros
Nesta terça-feira (23), prefeitos que fazem parte do consórcio AMEG se reuniram na sede da associação para participar do AMM nas Micros, encontro promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM).
O evento contou com a participação do presidente da AMEG e prefeito de Passos, Diego Oliveira, além de diversos prefeitos que integram o consórcio AMEG, vereadores e servidores da administração pública. O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, também marcou presença no evento e ouviu as demandas regionais apresentadas pelos prefeitos, ao mesmo tempo em que destacou os serviços oferecidos pela AMM aos municípios.
Representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) também estiveram presentes no encontro, trazendo informações sobre a pauta municipalista em Brasília, bem como abordando outros temas relevantes para os municípios.
Além disso, durante o evento, os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra sobre a reforma tributária e os impactos que ela pode ter nos municípios. A reforma tributária é um tema relevante e de grande interesse para os prefeitos, uma vez que pode afetar diretamente a arrecadação e a capacidade financeira das administrações municipais.
A AMEG, é a associação que tem contato mais próximo, direto com os prefeitos da região. Atualmente a Associação Pública da Microrregião do Medio Rio Grande conta com os 22 municípios previstos na ata de sua criação ativos no consórcio e já despertou o interesse dos municípios de Ilicínea e Córrego Fundo, que embora não façam parte da área de abrangência da AMEG, solicitaram sua adesão a associação, o que deve ser ratificado por todas as câmaras municipais antes do ingresso.
A AMM, Associação Mineira de Municípios, desempenha um papel fundamental na representação e defesa dos interesses dos municípios mineiros. Através de sua atuação, a AMM busca fortalecer as gestões municipais, promover a troca de experiências e conhecimentos, além de oferecer suporte técnico e capacitação para os gestores municipais. A associação também atua como uma interlocutora entre os municípios e os governos estadual e federal, buscando articular ações e políticas públicas que beneficiem as cidades e suas comunidades.
Já a Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma entidade representativa dos municípios brasileiros. A CNM tem como objetivo principal fortalecer o movimento municipalista, atuando na defesa dos interesses dos municípios junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Através de sua atuação, a CNM busca promover o desenvolvimento municipal, aprimorar a gestão pública, estimular a autonomia municipal e garantir a efetiva participação dos municípios nas decisões políticas e nas discussões sobre o pacto federativo.
Tanto a AMM quanto a CNM são importantes organizações que desempenham um papel essencial na defesa dos interesses e na representação dos municípios, contribuindo para o fortalecimento da gestão municipal e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.