Ameg recebe recursos para o Castramóvel

21/12/2017 - 10:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG recebeu da Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais - SEGOV, nesta quarta-feira (20), recursos da ordem de R$ 236.666,67 para a compra de um veículo furgão adaptado para o Castramóvel. A unidade será utilizada para o atendimento a animais domésticos para o enfrentamento do abandono de cães e gatos e para a promoção da posse responsável. Os recursos são de emenda parlamentar do Deputado Cássio Soares.

Para o presidente da AMEG e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, o Deco, a viabilização dos recursos para a compra de um Castramóvel é uma grande conquista para a região. "Nós somos muito gratos ao Deputado Cássio Soares pela iniciativa de encaminhar esses recursos para a região. A grande população de animais de rua é um problema enfrentado em praticamente todo o mundo e nós não fugimos a essa regra. Tem tantos animais soltos em nossas cidades que podemos ter em curto prazo um problema de saúde pública, já que estes animais estão em sua grande maioria machucados, doentes ou infestados com carrapatos, sarna e pulgas", comenta.

O principal objetivo do projeto, que será tocado através de parcerias entre a AMEG, os municípios e sociedade civil organizada, é reduzir a população de animais em situação de abandono.

Conforme pesquisa de 2000 do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística - IBOPE, estima-se que 75% da população de cães e gatos estejam nas ruas. Com o aumento da população de animais crescem também os riscos de doenças e as cenas de crueldade praticadas por pessoas ou grupos insatisfeitos ou incomodados com a presença dos bichos em locais públicos.

"Foi considerando as demandas dos municípios da região e em conformidade com o comprometimento da AMEG com os seus associados que a demanda foi apresentada ao deputado Cássio Soares. A idéia é que esse veículo adaptado venha facilitar muito as intervenções junto à comunidade, em especial na realização de procedimentos médicos mais simples como a aplicação de vacinas e a promoção de campanhas educativas visando à posse responsável e os cuidados necessários com a saúde dos cães e gatos. Nós acreditamos que num curto e médio prazos já teremos um bons resultados", explica Deco.

O Castramóvel circulará pelas ruas e bairros dos municípios associados à AMEG onde forem identificadas as maiores demandas, de acordo com cronogramas estipulados no ato da celebração dos convênios e parcerias o que permitirá o controle social e a verificação do alcance da finalidade do convênio com a SEGOV.

Conforme o presidente da AMEG a entidade realizará o procedimento para a compra do veículo ainda no mês de janeiro e o projeto terá início no primeiro trimestre de 2018.