Ameg realiza reunião da Câmara Técnica de Educação em Piumhi
A Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou no último dia 13 de abril mais uma reunião da Câmara Técnica de Educação. Desta vez o encontro aconteceu em Piumhi, sendo a primeira das reuniões itinerantes propostas pelos participantes para o ano de 2011.
A reunião teve com uma palestra ministrada pela técnica em bem estar social da Emater (Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Capitólio Aparecida Beatriz da Silva que falou sobre o programa de alimentação escolar e dificuldades da agricultura familiar, uma vez que programas estaduais e federais tem incentivado o desenvolvimento de programas que aliem o enriquecimento da merenda oferecidas nas escolas públicas com a compra de produtos de produtores rurais dos próprios municípios, como forma de proporcionar renda aos trabalhadores do campo ao mesmo tempo que ganha em nutrientes e variedades de elimentos oferecidos nas escolas.
Após a palestra foram debatidos três temas pelas secretárias municipais de educação dos municípios associados presentes: sobre o reajuste do piso salarial básico dos profissionais da educação pública, visto a dificuldade de alguns municípios em fazer o ajuste dos valores estipulado por lei federal vigente.
O segundo assunto diz respeito à avaliação de desempenho desses profissionais, a forma correta de realizá-lo e apresentado a forma como Piumhi desenvolve esta medição, através de fichas avaliativas e coordenação da secretaria municipal responsável pela área.
O terceiro tema debatido foi sobre as normas para escolas municipais, sendo apresentada uma cartilha desenvolvida pela Secretaria de Educação de Piumhi sobre o assunto.
Ao final do encontro, foi lembrada a data da próxima reunião da câmara, conforme calendário aprovado no início do ano pelas secretárias de educação dos municípios associados à Ameg, sendo marcada para o dia oito de junho na cidade de Delfinópolis. Os temas a serem debatidos durantes os encontros também foram escolhidos no primeiro encontro do ano. Mobilização e relação escola, família e conselhos escolares; formação continuada; projetos pedagógicos e avaliação, serão abordados durante 2011.
“É uma maneira interessante de tratarmos a educação em nossa região. Os municípios apresentam suas experiências e a troca de informações possibilita a melhor prática dentro de sala de aula. Precisamos apoiar sempre a educação como um meio de desenvolvimento do Sudoeste de Minas Gerais na formação das gerações futuras que poderão proporcionar o destaque que a área do Médio Rio Grande é merecedor”, analisou o prefeito de Delfinópolis e presidente da Ameg, José Geraldo Franco Martins, o Zezé Martins.