AMEG realiza primeira Câmara Técnica descentralizada em Capitólio
A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) promoveu, nesta quinta-feira (20), sua primeira Câmara Técnica descentralizada. O município de Capitólio sediou o curso Técnico de Recursos Humanos, reunindo 45 representantes de nove municípios para uma capacitação voltada à administração pública municipal.
As boas-vindas aos participantes foi feita pelo prefeito de Capitólio Cristiano Silva, que além de membro da AMEG é o atual Preidente da ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas). "Quero agradecer a AMEG na pessoa da nossa Secretária Executiva, Olga e o nosso presidente Marcelo Morais por ter esta iniciativa e por estar conduzindo tão bem nossa associação. Contem com Capitólio, nossa cidade está de portas abertas para receber qualquer tipo de projeto que seja para capacitação para auxiliar todos os nossos municípios", destacou.
Segundo o presidente da AMEG e prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, o objetivo das Cãmaras Técnicas Descentralizadas é aproximar a AMEG ainda mais dos municípios. "A AMEG foi criada para apoiar os municípios nas demandas mais diversas, seja com serviços de engenharia, inspeção municipal, licitações, patrulha motomecanizada, controle populacional de cães e gatos e também com programas de qualificação constante dos colaboradores municipais. Sabendo que alguns municípios estão muito distantes da nossa sede em Passos, e para facilitar este deslocamento lançamos a ideia das Câmaras Descentralizadas", explicou.
Localizado às margens do Lago de Furnas, Capitólio é um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais, conhecido por suas paisagens exuberantes e opções de ecoturismo. O município também se destaca na agropecuária e no setor de serviços, tornando-se um local estratégico para sediar eventos regionais e promover o desenvolvimento integrado da região.
O treinamento foi conduzido por Paulo Sérgio Passos, graduado em Gestão de Recursos Humanos e consultor da Planej desde 2010. Com experiência no setor de RH de prefeituras desde 1989, o palestrante apresentou diretrizes fundamentais para a estruturação e o funcionamento eficiente do setor, auxiliando os participantes na otimização de processos administrativos.
Durante a capacitação, foram abordados temas essenciais, como atribuições do setor de RH, folha de pagamento, controle de gastos com pessoal, realização de concursos públicos, cargos comissionados, contratações por prazo determinado e regulamentação do alíquota RAT/FAP. Além disso, os participantes receberam orientações sobre o uso de sistemas técnicos, como SICOM, CAP-MG e eSocial, fundamentais para a transparência e conformidade na gestão municipal. O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Alpinópolis, Capitólio, Cássia, Doresópolis, Ibiraci, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos e Piumhi.