Ameg realiza I Encontro dos Vereadores da Microrregião do Médio Rio Grande

18/12/2009 - 16:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande realizou nesta sexta-feira, dia dois de outubro, o primeiro Encontro dos Vereadores da Microrregião do Médio Rio Grande (Evegran) na Câmara Municipal de Ibiraci.

Participaram do encontro, vereadores dos 17 municípios associados da Ameg que assistiram palestras durante todo o dia e debateram sobre as funções e limites do legislativo na administração das cidades, sendo segundo princípio constitucional independente do executivo, porém harmônico.

Durante a abertura do evento o prefeito de São Sebastião do Paraíso e presidente da Ameg, Mauro Zanin, destacou que as Câmaras da região apresentam problemas comuns e essa discussão pode sanar as dúvidas e esclarecer o posicionamento dos vereadores frente aos problemas que cada localidade apresenta. “A iniciativa partiu dos próprios vereadores de Ibiraci que solicitaram uma reunião para debater os problemas que as câmaras enfrentam e a partir dos contatos que temos com os legisladores dos municípios associados notamos que os problemas e desafios são muito parecidos e a troca de experiência aliados aos professores da Escola do Legislativo da Assembleia do Estado que trazem a delineação dos limites de cada poder, poderá trazer soluções para esses problemas”, destacou o presidente.

O presidente da Câmara de Ibiraci, Francisco Norinho Filho, destacou que os vereadores são os representantes mais próximos da população e precisam ser mais valorizados pelos executivos. Destacou que a união dos vereadores poderá reverter essa situação, buscando sua mobilização como forma de valorização. “Essa iniciativa da Ameg, através do presidente Mauro Zanin, foi fundamental. Essa é uma das poucas entidades a valorizar o vereador”, desabafou o vereador.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes destacou que o vereador exerce papel fundamental em um município. “O prefeito que ouve os vereadores erra menos”, advertiu Arantes que ainda falou sobre o evento. “Esse encontro deve ser realizado mais vezes e acredito que bons debates e soluções para os problemas regionais poderão aflorar dessa reunião”, citou o parlamentar.

O prefeito anfitrião, Ismael Silva Cândido, destacou que o difícil momento econômico que os municípios atravessam deve ser compartilhado entre os poderes executivo e legislativo, como forma de minimizar seus efeitos nos serviços oferecidos à população. “A relação entre os poderes executivo e legislativo deve ser como um casamento: na alegria e na tristeza”, comparou o prefeito.

Palestras

Durante o dia foram debatidos os temas: “O papel do Vereador – Funções do poder legislativo com ênfase nas ações político-parlamentar informadora e educativa”, proferida pelo professor da Escola Legislativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Ludovikus Moreira. Após a explanação os debates se extenderam e assuntos comuns aos municípios foram discutidos, como forma de melhorar o relacionamento entre os poderes e o contato com a população.

Também foi debatido o “Panorama Político Contemporâneo – As relações entre os poderes legislativo e executivo do município no contexto da política brasileira”, mediado pelo professor da Escola Legislativa Leonardo Noronha, citando o papel dos vereadores no cenário nacional e destacando o evento realizado em Ibiraci. “Hoje vejo a Ameg como referência para o Estado e citaremos as experiências vistas aqui para as outras regiões no qual visitaremos. Com a construção da sede apresentada aqui pelo presidente Mauro, acredito que a região se firmará como modelo para as outras associações microrregionais. E espero que os vereadores presentes aqui se comprometam com a associação como forma de promover o desenvolvimento dessa região”, finalizou o palestrante.

O presidente da Ameg destacou que a partir do proposto no encontro poderá estudar junto aos prefeitos associados e os vereadores da região, mudanças no seu estatuto para a maior participação das Câmaras de Vereadores nas ações e programas desenvolvidos na região. “O vereador faz parte da comunidade e me disponho a debatermos a alteração do estatuto da Ameg para a maior participação das Câmaras para referenciarmos a associação como um instrumento de integração e organização da nossa região. Acredito que isso poderá impulsionar o desenvolvimento do Sudoeste de Minas Gerais”, concluiu Zanin.