Ameg realiza etapa preparatória para 3ª Conferência Regional de Esportes

08/04/2010 - 18:00

A Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande realiza nesta sexta-feira a etapa preparatória regional para a 3ª Conferência do Esporte Mineiro. O encontro será realizado em Passos e servirá também como a fase municipal para as cidades associadas.

O encontro servirá para discutir políticas para o desenvolvimento do esporte e do lazer em nível municipal, regional, estadual e nacional. O tema da conferência é “a força do esporte transforma realizada”.

A programação do evento tem início às oito horas da manhã com a recepção e credenciamento dos participantes. Em seguida começam os trabalhos com a abertura do evento, a aprovação do regimento interno da etapa regional e na sequência as palestras: “transformação do esporte na vida do cidadão” que será proferida por Hélvio Vieira Maia e a apresentação da 3ª Conferência do Esporte Mineiro pelos integrantes da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude.

Ao final das palestras os participantes serão divididos em grupos temáticos em linhas estratégicas, sendo eles sistema de esporte e lazer; formação e valorização profissional; esporte, lazer e educação; esporte, saúde e qualidade de vida; ciência, tecnologia e inovação; esporte de alto rendimento; futebol; financiamento do esporte; infraestrutura esportiva e por fim, esporte e economia.

Após a discussão dos temas, cada grupo apresentará suas propostas relativas à área discutida, sendo escolhidas as de maior importância, e em seguida serão eleitos os delegados de cada município para a participação na 3ª Conferência do Esporte Mineiro, que será realizada de 5 a 7 de maio no Minascentro, em Belo Horizonte.

Participarão representantes dos municípios de Capetinga, Carmos do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino. O evento é aberto à comunidade regional e os interessados podem participar e colaborar com as propostas para o desenvolvimento do esporte no Sudoeste de Minas Gerais.

“É o momento para a discussão do esporte em todas suas especificidades, como ferramenta social, como integração regional e como forma de melhorarmos a qualidade de vida dos moradores do Sudoeste Mineiro. Os desafios são grandes e a organização regional em torno do tema será de grande contribuição. Recentemente ganhamos um espaço para competições e esporte de alto rendimento que é a Arena Olímpica inaugurada em Paraíso no último dia 26, e temos que promover sua ocupação e otimizarmos o espaço a fim de que ele seja referência na formação de atletas, sendo um espaço importante para nossa região. A participação dos municípios associados à Ameg será muito importante para buscarmos juntos instrumentos de promoção do esporte nas cidades do Médio Rio Grande”, destacou Mauro Zanin, presidente da Ameg e Prefeito de São Sebastião do Paraíso.

A etapa preparatória regional da 3ª Conferência do Esporte Mineiro será realizada nesta sexta-feira, 9 de abril, a partir das oito horas da manhã no auditório do bloco VIII da Fesp/Uemg, localizado à rua dos Funcionários, 388, no município de Passos.