Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande
TELEFONE / WHATSAPP (35) 3521-9544 / (35) 3521-9544

Imprensa

AMEG IMPRENSA
VOLTAR

AMEG realiza curso para prefeitos e vices eleitos

03/11/2016 - 08:00

          A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – AMEG, realiza nesta quinta e sexta-feira (03 e 04) o Curso Prefeitos e Vice-prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020 – Primeiros Passos da Gestão Municipal. O evento, que acontece na sede da entidade em Passos das 08h30 às 17h30, conta com as presenças dos representantes de 22 municípios da microrregião entre prefeitos, membros das equipes de transição e futuros secretários e diretores municipais.

 

          Conforme o facilitador, o consultor e especialista em Políticas Públicas Rogério Moreira, dentre os objetivos do curso estão: Apresentar para os futuros gestores públicos municipais a situação do modelo federativo brasileiro a partir da visão dos municípios; Compartilhar os principais desafios a serem enfrentados no mandato que se inicia; Trabalhar os principais aspectos e características da administração pública municipal; Discutir os principais aspectos da transição de mandato; Fortalecer as relações entre os novos gestores e a entidade municipalista; e, Criar um ambiente de integração e cooperação visando os desafios comuns a serem enfrentados em diferentes municípios.

 

          São apresentados quatro blocos de conteúdo bem definidos sendo, o primeiro, O Município e a Federação Brasileira, em que serão apresentadas competências e responsabilidades, relações intergovernamentais, entre outros temas. No segundo bloco será discutida A Administração Pública Municipal, princípios, desafios e relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo.

 

          Na sequência a temática gira em torno da Gestão Administrativa com foco na transição de mandato, primeiras medidas após a posse, Planejamento Estratégico, Gestão Orçamentária, Participação Popular, Comunicação Institucional, entre outros. E para finalizar serão discutidos os Crimes na Administração Pública.

 

          Está é a sexta edição do Curso para Prefeitos e Vice-prefeitos Eleitos. Conforme a secretária executiva da AMEG, Nydia Rezende, trata-se do primeiro momento de mobilização regional envolvendo os novos gestores e uma grande oportunidade para se discutir e apresentar as dúvidas e saná-las, em especial para os prefeitos que vão assumir o primeiro mandato. “É um momento de grande expectativa e começar com as informações mais fundamentais é muito importante. Nosso curso já é uma tradição e através dele temos um momento de confraternização entre lideranças que se reúnem através da AMEG e juntos criam as condições para a promoção do desenvolvimento de nossa microrregião”, finaliza.

VOLTAR
COMPARTILHE
ACOMPANHE-NOS
AMEG

Aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando à ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal.

ENTRE EM CONTATO
Rua Benedita da Silveira Maia nº 144
Passos - MG - CEP: 37.903-660
(35) 3521-9544
(35) 3521-9544 ameg@ameg.org.br
AMEG © Copyright 2021 - Todos os direitos reservados.