Ameg realiza curso de registro de preço

02/09/2011 - 11:11

A Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande, realizou na última quarta-feira, dia 31 de agosto, um curso de registro de preço para prefeituras e câmaras municipais dos municípios associados e demais cidade vizinhas.

Registro de preços é uma modalidade de compra permitida às prefeituras, câmaras e demais órgãos de administração pública em que um conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços, aquisição e locação de bens, para contratações futuras, realizado por meio de uma única licitação, na modalidade de concorrência ou pregão, em que as empresas disponibilizam os bens e serviços a preços e prazos registrados em ata específica e que a aquisição ou contratação é feita quando melhor convier aos órgãos/entidades que integram a ata.

O curso foi ministrado pelo advogado e audito da Controladoria Geral da União (CGU) Dr. Luiz Henrique Fernandes Campos, que abortou aspectos legais, normas, agentes, instrumentos, variáveis, vigências das atas, em quais hipóteses poderá ser adotado o sistema de registro de preços, vantagens, desvantagens e todas as fases do processo.

Participaram representantes das prefeituras associadas de Capetinga, Carmo do Rio Claro, Claraval, Delfinópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, Passos, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino, e ainda membros da prefeitura de Guaxupé, município filiado à Amog (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana).
Ainda estiveram presentes servidores das câmaras municipais de Capetinga, Claraval, Itaú de Minas , São José da Barra e São Tomás de Aquino.

Este foi o primeiro curso realizado no auditório na nova sede da Ameg, inaugurada no último dia 19 de agosto pelo Governador Antônio Anastasia, em solenidade que reuniu lideranças estaduais, regionais e municipais.

O objetivo da associação é o fortalecimento dos municípios filiados com capacitação dos seus servidores e prestação de diversos serviços disponíveis aos associados. A construção da nova sede tinha por objetivo o referenciamento da Ameg como o palco das discussões regionais, e seu compromisso vem sendo cumprido, agora fortalecido pelas novas e modernas instalações.