Ameg realiza Assembleia Geral Ordinária em Ibiraci

07/04/2011 - 12:00

A Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou na última sexta-feira, primeiro de abril, a sua 133ª Assembleia Geral Ordinária em Ibiraci, como parte das comemorações do aniversário de 87 da cidade comemorados no último dia seis.

Estiveram presentes prefeitos e vereadores dos municípios associados além de populares e lideranças regionais. Dentre as presenças estiveram participando da reunião o deputado federal Odair Cunha e os deputados estaduais Cássio Soares a Adelmo Cordeiro Leão.

Antes da assembleia foi realizado um encontro entre os chefes dos executivos das cidades coligadas ao Cimeg (Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande) que foi responsável pela elaboração e revisão de planos diretores dos municípios consorciados, além do PDR (Plano de Desenvolvimento Regional). Assuntos como prestação de contas do trabalho realizado e próximas ações foram debatidas.

Ainda foi realizada, como de costume, uma reunião interna entre os prefeitos onde os assuntos administrativos e internos da Ameg são deliberados entre os presentes.

Na abertura da assembleia, após a composição da mesa pelo prefeito anfitrião Ismael Silva Cândido, pelo presidente da Ameg José Geraldo Franco Martins, pelos vice-presidentes Maria Aparecida Vilela de Carmo do Rio Claro e Juscelino Batista Borges de Claraval, pelos deputados e prefeitos presentes, as integrantes do grupo Melhor Idade entraram no recinto com as bandeiras dos municípios associados à associação e o Coral de Ibiraci executou o Hino Nacional Brasileiro e duas canções sobre a cidade anfitriã que elegerá, através de decreto assinado durante o encontro, o seu hino oficial.

Após as apresentações o prefeito Ismael Silva Cândido deu as boas vindas a todos e destacou a alegria de receber o evento em comemoração ao aniversário de Ibiraci. Na sequência, o presidente Zezé Martins fez as comunicações das decisões tomadas na reunião prévia e sobre o Cimeg.

Após os deputados presentes fizeram uso da palavra e destacaram a organização dos municípios do Sudoeste Mineiro em torno da Ameg e seu papel de protagonista no desenvolvimento regional, além de fazerem um balanço de suas atividades parlamentares, prestando conta aos eleitores da região.

O tema da assembleia foi o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) exposto pelo gestor de convênios e contratos e chefe de gabinete da prefeitura de Alpinópolis, Cláudio Krauss Moraes, que participou de treinamentos para o desenvolvimento do projeto em sua cidade, já aprovado pela Câmara de Vereadores do município e certificado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (Sedru) e Caixa Econômica Federal.

Em sua fala, Krauss expôs a importância de se desenvolver o plano para a busca de recursos a fundo perdido ou em financiamentos para a construção de unidades habitacionais nos municípios. O prazo para a confecção, aprovação pela Câmara de vereadores e certificação pela Sedru e Caixa é de 31 de dezembro de 2011. Outro ponto destacado é o envolvimento das comunidades locais na elaboração do mesmo, identificando particularidades de cada cidade. Como o tema é extenso e necessário o aprofundamento na discussão, uma reunião foi marcada para quinta-feira, sete de abril, na sede da Ameg em Passos entre o palestrante Cláudio Krauss e membros das prefeituras associadas para orientação e troca de experiências.

Ao final da palestra, o presidente da associação fez a entrega de uma muda de ipê ao prefeito anfitrião e convidou a todos para a próxima reunião da Ameg a ser realizado no próximo mês de maio em Pratápolis.