Ameg realiza Assembleia Geral Ordinária

07/11/2011 - 09:00

A Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande realiza na próxima sexta-feira, dia quatro de novembro, a sua 136ª Assembleia Geral Ordinária no município de Carmo do Rio Claro. O evento integrou as comemorações de aniversário de 134 anos de emancipação político-administrativa do município carmelitano.

Antes da plenária, aconteceu a reunião prévia dos prefeitos onde foram discutidos os assuntos inerentes a saúde pública, especificamente as dificuldades dos municípios em manter convênios com hospitais da região, além do custeio cada vez maior que acaba ficando por conta das prefeituras para que o atendimento à população não seja interrompido.

Após as explanações dos presentes ficou definido que será marcada uma reunião entre os prefeitos associados para discutir a formulação de protocolos de atendimentos pelos prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde e o agendamento de um encontro com o Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, para discussão da implantação da rede de urgência e emergência na região do Médio Rio Grande para que o custeio mensal dos atendimentos tenha maior participação do Governo mineiro, desonerando as prefeituras da região.

Ainda na reunião prévia o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Passos, o Tenente Coronel Ronaldo Resende dos Anjos, falou sobre a necessidade da construção de um centro de recuperação de crianças e adolescentes, visto o número crescente de ocorrência registradas envolvendo essa parte da população. Foi explanado sobre a possibilidade de investimento estadual na obra e em caso de negativa do Governo mineiro, estuda-se a possibilidade de construção ser partilhada pelos municípios interessados na obra.

Na Assembleia Geral Ordinária, realizada na câmara de vereadores do município, foi apresentado um projeto desenvolvido em Itaú de Minas de produção de sabão através de óleo de cozinha usado que garante renda e inserção social aos jovens do município, além da preservação ambiental. O objetivo é implantar o programa nos municípios que se interessarem.

Na sequência foram apresentadas as ações e os investimentos realizados pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais pelo Secretário Adjunto de Infraestrutura Bruno Alencar e pelo diretor do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais José Élcio Santos Montese. Dentre os números apresentados foram mostrados os investimentos realizados na região desde 2003 em programas desenvolvidos pelo Governo do Estado como Pro Acesso, Pro Aéreo, Pro MG e o Caminhos de Minas.

Ao final da reunião, foi entregue pelo presidente da Ameg e prefeito de Delfinópolis, Zezé Martins, uma muda de ipê como marco da passagem da assembleia pelo município carmelitano à prefeita anfitriã Maria Aparecida Vilela.

“Foi uma reunião em que discutimos a questão da saúde pública que tem consumido muitos recursos dos municípios, gastando muitas vezes o dobro da exigência constitucional, que é de 15% do orçamento municipal, e as demandas são crescentes. Em um regime que a menor parcela de recursos fica no município e os serviços são na maioria por nossa conta, em breve viveremos um caos nas cidades brasileiras, sobremaneira as menores”, advertiu o presidente da Ameg e prefeito de Delfinópolis, Zezé Martins.