Ameg realiza Assembleia Geral em Ibiraci

23/05/2013 - 10:00

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG realiza nesta sexta-feira (24) no município de Ibiraci sua 144ª Assembleia Geral Ordinária. Terá início às 08h30 e acontecerá na Casa de Visitas da Vila Residencial da Usina Hidrelétrica Marechal Mascarenhas de Moraes – Usina de Peixotos.

Entre os assuntos colocados em pauta está a “Transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios”, que terá como palestrante Anderson Ferreira, Gerente de Relacionamento Comercial com clientes especiais do Poder Público da Distribuição da Cemig. Ainda dentro da temática energia elétrica, Cícero Goulart, da empresa multinacional CE Clean Energy falará sobre “Eficiência energética para iluminação pública e agência virtual municipal para atendimento aos municípios”.

Conforme a resolução normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, que trata da transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, a partir do início de 2014 as prefeituras terão que arcar com os custos das luminárias e lâmpadas dos postes de ruas e avenidas, o que vem preocupando os chefes de executivo, em especial dos pequenos municípios.

Por essa razão os assessores jurídicos, secretários municipais de obras, de planejamento, entre outros servidores deverão marcar presença na palestra que trata do assunto. Pela importância da pauta também são esperados deputados, vereadores, secretários municipais e outros interessados.

Paralelamente estarão reunidos para a 1ª Reunião da Câmara Técnica de Meio Ambiente da AMEG – Gestão 2013/2016, secretários e diretores municipais da área e representantes dos CODEMAs – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Este encontro acontecerá a partir das 09h no Clube Recreativo da Administração de Furnas – CRAF, próximo à Casa de Visitas da Usina de Peixotos.

Na pauta dessa reunião estão a apresentação dos novos participantes e parceiros da área de meio ambiente e proposta de criação de um calendário comum para atendimento às demandas municipais, em especial as que envolvem políticas municipais de resíduos sólidos. Ainda será discutida a realização das Etapas Preparatórias Municipais da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente que devem ser convocadas pelo executivo municipal até o dia 1º de junho.

A Câmara Técnica ainda tratará da Gestão dos CODEMAs tendo como foco as dificuldades comuns e troca de experiências, além da criação de ações comuns na área de Educação Ambiental na região da Ameg.

Criadas a partir de 2009, as câmaras técnicas da AMEG tem o intuito de discutir problemas comuns aos municípios relacionadas às áreas de maior importância, como saúde, assistência social, educação, entre outras.